quarta-feira, 30 de maio de 2007

A SPECIAL TRIBUTE TO PINK FLOYD

01 - Tommy Shaw, Ritchie Kotzen, Tony Levin, Mike Beard, Edgar Winter - Money 6.06
02 - Doug Pinnick, Gary Hoey, Mike Porcaro, Gregg Bissonette, Derek Sherinian - Welcome To The Machine 7.51
03 - Billy Sherwood, Chris Squire, Alan White - Comfortably Numb 6.54
04 - Steve Lukather, Marco Mendoza, Vinnie Colaiuta - Shine On You Crazy Daimond 6.50
05 - Jeff Scott Soto, Bob Kulik, Jimmy Haslip, Scotty Page, Pat Torpey - Us And Them 6.18
06 - Glenn Hughes, Elliot Easton, Tony Franklin, Aynsley Dunbar - Young Lust 4.20
07 - Jason Sheff, Dweezil Zappa, Tony Franklin, Aynsley Dunbar - Run Like Hell 5.09
08 - Robben Ford, Tony Franklin, Aynsley Dunbar, Steve Porcaro - Any Color You Like 4.13
09 - Fee Waybill, Ronnie Montrose, Mike Porcaro, Gregg Bissonette - Another Brick In The Wall 4.02
10 - Bobby Kimball, Bob & Bruce Kulick, Mike Porcaro, Gregg Bissonette - Have A Cigar 5.18
11 - Rick McAuley, Jeff 'Skunk' Baxter, Phil Soussan, Eric Singer - Breathe (In The Air) 4.51


O património dos Pink Floyd é sempre complicado de mexer e o respeito é muito bonito. Apesar de um tributo ser uma homenagem nem sempre é bem visto, pois há sempre sérios riscos do trabalho ser deturpado em mãos alheias. Para mais, de tributos já estamos todos fartos mas no entanto há sempre um ou outro que tem o seu quê de interesse, ou que nos suscita uma maior curiosidade e é este o caso.
Curiosidade estava em ouvir o que esta malta teria feito aquelas músicas que tão bem conhecemos. Interessantes são os nomes que se dedicaram a este trabalho, temos grandes músicos como membros dos Toto (Steve Lukather, Mike Porcaro, Bobby Kimball, Steve Porcaro), dos Yellow Jackets (Robben Ford, Jimmy Haslip), dos Yes (Chris Squire, Allan White), e nomes como o de Tony Levin, Vinnie Collaiuta, Jeff "Skunk" Baxter, Dweezil Zappa, que ajudam a levar este tributo mais a sério. A maior curiosidade estava em saber se cada um destes nomes iria empregar o seu estilo à versão escolhida, e tal acaba por não acontecer na generalidade dos casos, os temas são interpretados sem fugir à estrutura original.
Há um uso excessivo de solos de guitarra, David Gilmour era simples, directo e eficaz, em detrimento dos sintetizadores que foram pouco explorados. Esta situação tambem pode revelar um maior fascinio por D.Gilmour, da parte dos músicos. Um tema como "Welcome to the Machine" merecia uma melhor exploração por parte dos teclados, por exemplo.
A escolha dos temas é sempre subjectiva e se bem que agradeço ninguem ter escolhido "Wish you were here", sinto a falta de "Time". Desconfiei de "Confortably Numb" mas acaba por ser o momento preferido do album. Dando o beneficio da dúvida "Wish you were here" até podia ter tido aqui uma nova vida. Não quero com isto dizer que não goste do tema mas, de tão batido que está, uma nova roupagem podia trazer uma nova vontade de o voltar a ouvir.
Dos músicos destaco Tony Franklin, no baixo, que não se limitou a seguir as linhas de Roger Waters, e a participação de Jimmy Haslip. Billy Sherwood conseguiu dar uma grande aura a "Comfortably Numb".
É bom, mas fica a ideia que podia ter sido melhor. Melhor só ouvindo mesmo os originais.

Sem comentários: