sábado, 2 de junho de 2007

Trombipulation - PARLIAMENT

1 Crush It 3:51
2 Trombipulation 4:34
3 Long Way Around 5:40
4 Agony of Defeet 6:23
5 New Doo Review 5:55
6 Let's Play House 3:39
7 Body Language 5:57
8 Peek-A-Groove 7:48

GET FUNKY!
Apesar de ser considerado um trabalho menor, na obra dos Parliament, este ultimo album da banda, no ano de 1980, é mesmo assim um trabalho a ter em conta. Donos de um estilo, e estética, muito peculiar, liderados pela excêntricidade de George Clinton com a parceria dessa referência funk que é Bootsy Collins, viveram os anos 70 com toda a energia, ousadia, e provocação a par dos Funkadelic. Os concertos, e os discos, eram autênticas orgias dada a presença de inumeras participações, assemelhavam-se a uma grande festa, ou celebração.
Continua-se a sentir o calor Funky nesta fase terminal da banda sem o grande aparato de outros momentos. Grande destaque para os naipes dos sopros, sempre muito presentes e com muito balanço. Os temas não são fáceis de apanhar nas primeiras audições, é preciso entrar mesmo dentro do album e senti-lo, deixá-lo envolver-nos com o seu Groove. Os sintetizadores preenchem todos os espaços, com sons estranhos na maioria dos casos e algumas piscadelas de olho a alguns clássicos.
Como referências destaco "New Doo Review" com a sua linha de baixo contagiante. "Agony of Defeet" é o tema mais aparentado com o passado da banda, e era supostamente o single desta edição, mas não resultou como tal. Em "Long Way Around" temos um pequeno solo de Michael Brecker, no sax-tenor, mesmo a terminar. Como já referi antes é ouvir e deixar envolver, participar na festa
e ser parte dela.

Sem comentários: