quinta-feira, 21 de junho de 2007

Pressure Points - CAMEL

1 Pressure Points 7:17
2 Drafted 3:51
3 Captured 3:02
4 Lies 5:16
5 Sasquatch 4:09
6 West Berlin 5:19
7 Fingertips 4:48
8 Wait 4:28
9 Rhayader 2:29
10 Rhayader Goes to Town 6:05

Confesso que nunca compreendi muito bem os Camel. Possuo mais 3 albuns da banda (Moonmadness, Nude e The Single Factor), mas nunca consegui apurar grandes ideias acerca deles. Apesar de tudo este, que até foi o 1º que adquiri, e só agora o recuperei mas isso é outra história, é o único que consigo perceber melhor. É um album, em vinil, ao vivo, de 1984, numa fase mais ou menos terminal da banda. Digo mais ou menos porque tenho ideia que nem eles o sabiam muito bem. O facto é que depois deste album só viriam a editar de novo em 1991.
Não é um album ao vivo tipo "best of", até porque incide nos albuns mais recentes da banda e serve até de promoção ao album que o antecede (Stationary Traveller). Andy Latimer, voz e guitarra, é um dos fundadores da banda e, é o unico membro que se mantêm desde a formação inicial. Como tal é o lider incontestável e consegue, ainda, mantê-la a respirar. É um bom solista, muito melódico, com solos que entram facilmente no ouvido.
Não se aplica aqui o formato do album conceptual, como o fizeram os Pink Floyd ou os Genesis ao vivo por exemplo, pois os temas dividem-se por vários albuns. A questão é que os Camel tambem nunca foram muito fieis a esse conceito. A banda conheceu diversas formações e penso que isso tenha ajudado a que não se seguisse um só caminho, mas as ideias divergiram sempre por vários outros caminhos, tendo sempre o prog-rock como meta, mas sem se chegar a uma conclusão do que seriam realmente os Camel.
"Drafted" é o tema do album, e tambem da banda, que mais gosto. Balada "progressiva" com direito a bonito solo de guitarra, daqueles que estarão sempre no nosso sub-consciente. "Pressure Points" é uma boa introdução, instrumental, ao album e ao concerto, assim como "Rhayader / Rhayader Goes to Town" o termina em grande estilo e força, tambem instrumental, recordando a fase mais antiga da banda. Pelo meio ficam os Blues de "Lies" e a peça bem trabalhada que é "Wait".
Para os que tem curiosidade de conhecer a banda é uma boa forma de iniciar a aproximação.

Sem comentários: