segunda-feira, 11 de junho de 2007

Never Told a Soul - JOHN ILLSLEY


1 Boy With Chinese Eyes 5:00
2 The Night Café 4:52
3 Never Told a Soul 5:31
4 Jimmy on the Central Line 4:34
5 Northern Line 8:46
6 Another Alibi 4:19
7 Let the River Flow 6:09

É o primeiro registo magnético a ser aqui exposto. O primeiro album a solo de John Illsley, baixista dos Dire Straits, em 1984. Ao escrever o "primeiro"é óbvio que veio a haver um "segundo" do qual não falaremos para já, e por esses dois albuns ficou, por enquanto. Quero com isto dizer que a carreira a solo de Illsley não foi propriamente uma carreira de referência, e o próprio baixista reconhece isso. Foi escrevendo as suas músicas, a um nível muito pessoal, e nunca quis que estas se envolvessem com o projecto Dire Straits. Preferiu sempre guardar as ideias até à decisão de gravar este album, onde participam Mark Knofler e Terry Williams (guitarrista e baterista recente, na altura, dos Dire Straits), Phil Palmer e Chris White, (guitarrista e saxofonista) que viriam a fazer parte, mais tarde, da formação ao vivo dos Dire Straits.
O album acaba por ser muito interessante. Digo acaba, porque às primeiras audições ficamos com a sensação de ser um album muito pouco ambicioso e de fraca expressividade. John Illsley não é grande vocalista, tem um registo muito linear e pouco expressivo, mas as canções são boas, e bem construidas.
"Never Told a Soul" tem Mark Knofler na guitarra clássica, a fazer lembrar por momentos a sonoridade de "Private Investigations". "Night Café" é para mim o melhor momento do album. A faixa "Northern Land" parece um pouco desperdiçada. A ideia é boa, introdução de piano e fliscorne, mas que não cola com a parte seguinte do tema. Podia ter sido mais bem trabalhada.
É dificil fugir à sonoridade dos Dire Straits, nomeadamente nos temas com M.Knofler, mas está longe do nível de qualquer um dos albuns da histórica banda. Mesmo assim é um bom album a descobrir para quem gosta do "universo" Dire Straits. Bem tentei, mas a comparação é inevitável.

Sem comentários: