quinta-feira, 14 de junho de 2007

Scenes From the Southside - BRUCE HORNSBY & THE RANGE


1 Look Out Any Window 5:28
2 The Valley Road 4:42
3 I Will Walk With You 4:34
4 The Road Not Taken 7:06
5 The Show Goes On 7:30
6 The Old Playground 4:25
7 Defenders of the Flag 4:27
8 Jacob's Ladder 4:35
9 Till the Dreaming's Done 5:13

Confesso-me grande admirador do formato da canção popular norte-americana. Bruce Springsteen, Bob Seger, Tom Petty, entre outros tantos, são mesmo dos meus favoritos. Estes homens cantam um país e a paisagem que ele nos pode proporcionar nas inúmeras viagens que se podem fazer dentro dele, dada a sua enormidade. Quem não sonhou já fazer a viagem interior dos Estados Unidos, e sentir as surpresas e as histórias que se poderão encontrar naquele espaço mítico, fervilhante de aventura e emoção.
Bruce Hornsby encaixa-se perfeitamente neste tipo de autores. É um contador de histórias, a par com o irmão John Hornsby, e excelente pianista e compositor e tambem costuma tocar acordeão. Acompanhado pelos The Range proporciona-nos essa sensação de espaço e sonho norte-americano, a banda sonora de uma viagem de carro pelos trilhos da América.
Este é o segundo álbum e data de 1988, sucessor do grande êxito que foi "The Way It Is". Os temas são todos eles grandiosos e muito bem conseguidos. B.Hornsby executa-os, tecnicamente, no seu estilo peculiar de tocar piano, muito harmonioso. Canta de uma forma natural sem querer ser convincente, dando às músicas só o indispensável para que elas vivam. A banda é muito segura e complementa o autor no seu trabalho.
Vou só referir as faixas "The Valley Road" e "The Road Not Taken" como as que mais me satisfizeram, e curiosamente ambas incluem a palavra "road" no título. Será para reforçar o que disse no primeiro parágrafo?
Uma curiosidade para terminar, o tema "Jacob's Ladder", co-escrito pelos manos Hornsby, deu a Huey Lewis um 1º lugar no top norte-americano em 1987, ou seja 1 ano antes da sua edição pelo próprio autor. Ao que parece Huey Lewis terá sido um dos grandes impulsionadores da carreira de Bruce Hornsby, e aparece neste álbum como convidado no tema "Defenders Of The Flag" a tocar harmónica.
Este CD é um excelente companheiro para uma viagem de carro, seja ela onde for, mas se for nos EUA melhor ainda.

Sem comentários: