segunda-feira, 4 de junho de 2007

The Band (w/ bonus tracks) - THE BAND

1 Across the Great Divide 2:53
2 Rag Mama Rag 3:04
3 The Night They Drove Old Dixie Down 3:33 4 When You Awake 3:13
5 Up on Cripple Creek 4:34
6 Whispering Pines 3:58
7 Jemima Surrender 3:31
8 Rockin' Chair 3:43
9 Look Out Cleveland 3:09
10 Jawbone 4:20
11 The Unfaithful Servant 4:17
12 King Harvest (Has Surely Come) 3:39
13 Get up Jake [*] 2:17
14 Rag Mama Rag [*/mix] 3:05
15 The Night They Drove Old Dixie Down [*] 4:16
16 Up on Cripple Creek [alternate take/*] 4:54
17 Whispering Pines [alternate take/*] 5:06
18 Jemima Surrender [alternate take/*] 3:48
19 King Harvest (Has Surely Come) [*] 4:28

O segundo album dos The Band data de 1969 e já apanha a banda mais concentrada no seu trabalho. Fiquei com a ideia de que "Music From Big Pink" teria sido mais espontâneo e que este trabalho terá sido mais elaborado, e mais amadurecido. A primeira grande diferença está logo no trabalho de composição do album, se no anterior os créditos eram repartidos entre Richard Manuel e Robbie Robertson neste album Robertson é practicamente o unico autor, excepção para 3 temas ( When You Awake, Whispering Pines e Jawbone ) de autoria conjunta entre os dois elementos. Há tambem um tema repartido por Robertson com Levon Helm, "Jemima Surrender". É provavelmente essa uma das razões da diferença de som neste album, mais Blues, mais Rock que o anterior que evidenciava uma maior aproximação ao Country Rock, R.Robertson terá conseguido aqui "impôr" mais o seu estilo. No entanto perduram momentos como no primeiro album, o clássico "The Night They Drove Old Dixie Down", o Country de "Rag Mama Rag", as baladas de Richard Manuel "When You Awake" e "Whispering Pines", e ainda o acústico "Rockin' Chair". Desta sessão saiu tambem "Up On Cripple Creek", tema de referência nos concertos da banda.
Como bonus tracks temos um tema que não tinha sido editado (Get Up Jake) e os restantes são sessões de temas que estão no alinhamento original do album.
Mais uma vez ficam como uma excelente referência da musica popular Norte-Americana. É raro haver bandas com esta disposição, e entrega. A participação de todos eles, nas vozes, a variedade de instrumentos, Garth Hudson divide-se entre o piano, orgão, acordeão e sopros, Rick Danko toca baixo, trombone e violino, as músicas que são simples, mas tão cheias de sentimento e encanto tambem conseguem ser por vezes agressivas e autoritárias. Como já referi no post do primeiro album não eram uma banda, eram uma instituição.

Sem comentários: