sexta-feira, 15 de junho de 2007

In My Tribe - 10 000 MANIACS

1 What's the Matter Here? 4:51
2 Hey Jack Kerouac 3:26
3 Like the Weather 3:56
4 Cherry Tree 3:13
5 The Painted Desert 3:39
6 Don't Talk 5:03
7 Peace Train 3:24
8 Gun Shy 4:11
9 My Sister Rose 3:12
10 A Campfire Song 3:15
11 City of Angels 4:17
12 Verdi Cries 4:21

Esta foto é a da edição original em vinil de 1987. Das várias pesquisas que fiz acerca deste album a foto da capa, que aparece, é semelhante, na temática, mas é outra a fotografia, por isso só tive hipotese de ser eu a fotografar o meu disco e divulgar a capa original.
É um excelente album a ter em conta, canções Pop-Folk, curtas e eficazes, fáceis de apanhar numa primeira audição e muito bem cantadas por Natalie Merchant. Era já previsivel neste album, o segundo da banda, que Natalie Merchant viesse a ter, posteriormente, uma carreira a solo. A banda é boa, soa bem como conjunto mas de facto a voz de Natalie sobressai. A sua contribuição em todos os temas é tambem evidente da sua importância como autora e posso destacar "Like The Weather", canção da sua autoria e um dos grandes momentos do album, o single perfeito.
É um disco que abrange várias temáticas, desde a violência infantil (What's The Matter Here), a passagem pela vida militar (Gun Shy), ou a festividade de uma boda (My Sister Rose) e ainda a homenagem (Verdi Cries).
Em "Verdi Cries" temos a presença de um trio de cordas acompanhado por Don Grolnick ao piano, é um tema triste mas uma sentida prestação, é tambem um tema de autoria de Natalie. Em "Campfire Song" há a presença tímida de Michael Stipe (REM) na segunda voz.
Para terminar, uma grande curiosidade acerca desta edição. Este album, na edição original, contêm uma versão, muito bem conseguida, de "Peace Train" de Cat Stevens. Acontece que, se bem se lembram, foi pouco tempo depois, em 1989, que Salman Rushdie editou o livro "Os Versículos Satânicos" que grande ira despertou aos extremistas islâmicos por acharem que o dito livro ofendia a obra Islâmica, e a cabeça de Rushdie esteve a prêmio obrigando o escritor a viver em total clandestinidade. Esta reacção islâmica despertou, por sua vez, no mundo Ocidental, mais "evoluido", uma represália à cultura islâmica e Cat Stevens foi uma das vitimas por causa da sua conversão ao Islamismo, e apoio à perseguição do escritor. Como consequência toda a sua obra discográfica foi boicotada pelos media como retaliação ao Ocidental que virou islâmico. Da mesma forma este tema deixou de fazer parte das edições posteriores deste album. Mais curioso ainda, foi precisamente esta versão de "Peace Train" que me levou a tomar contacto com esta obra.

Sem comentários: