domingo, 6 de maio de 2007

Munia: The Tale - RICHARD BONA

1 Bonatology (Incantation) 1:42
2 Kalabancoro 4:06
3 Sona Mama 4:32
4 Painting a Wish 5:51
5 Engingilaye 4:45
6 Dina Lam (Incantation) 5:29
7 Balemba Na Bwemba 5:03
8 Muto Bye Bye 6:03
9 Bona Petit 4:50
10 Couscous 3:29
11 Playground 6:31

Richard Bona, natural dos Camarões, é já um nome muito conhecido, e referenciado, do meio actual do jazz a nivel mundial. Não querendo isto dizer que só ao jazz se dedique, antes pelo contrário, e este album é prova disso mesmo. Participou em albuns e digressões de Joe Zawinul e do Pat Metheny Group, para além de trabalhos com outros tantos musicos de renome como Paul Simon, Michael Brecker, Bobby McFerrin, nomeando, de relance, apenas alguns. É um músico muito completo, mais conhecido pelos seus dotes de baixista, mas tambem senhor de uma bela voz. Tambem toca guitarra, percussões e teclas.
Neste Cd de 2003 Bona explora várias áreas desde o Jazz, e a música brasileira, até ao formato mais vulgar da cançao pop, sem esquecer a sua origem, Africana, presente em todos os temas. A faixa puramente jazzistica que é Painting a Wish, tem a acompanhá-lo, Vinnie Collaiuta na bateria e Kenny Garret (Miles Davis) em sax-soprano. Excelente a bossa-nova Bona Petit com grande intervenção do guitarrista Romero Lubambo. Na faixa Playground, ultima do album, temos Bona num registo eléctrico muito próximo da sonoridade de Stanley Clarke. Os cânticos de Bona são também fabulosos, bem como as canções mais afro/pop, se assim as posso designar, como Kalabancoro (com Salif keita), Engingilaye, e Balemba Na Bwemba.
Em suma temos um cd maravilhoso, muito variado, e nada monótono. Tem inúmeros pormenores e as referências, a outras influências, sao muitas.É um album para se descobrir para quem, tal como eu nao conhecia o trabalho solo deste excelente músico. É certo que ninguem vai ficar desiludido e irá passar a palavra. Onde é que eu já ouvi isto?

Sem comentários: