sexta-feira, 11 de maio de 2007

Independent Worm Saloon - THE BUTTHOLE SURFERS


1 Who Was in My Room Last Night? 4:09
2 The Wooden Song 3:50
3 Tongue 2:06
4 Chewin' George Lucas' Chocolate :43
5 Goofy's Concern 3:03
6 Alcohol 3:19
7 Dog Inside Your Body 3:06
8 Strawberry 4:08
9 Some Dispute over T-Shirt Sales 2:06
10 Dancing Fool 2:59
11 You Don't Know Me 2:41
12 The Annoying Song 2:40
13 Dust Devil 6:39
14 Leave Me Alone 2:25
15 E.D.G.A.R. 3:34
16 The Ballad of Naked Man 6:05
17 Clean It Up 8:39

Esta rapaziada adoptou um daqueles nomes que não ajuda ninguem a ter uma carreira musical, ou seja do que for. Uma designação como esta repele tudo, nomeadamente a nivel dos meios de comunicação. São acima de tudo uma banda com vontade de fazer Rock'nRoll e é um Rock'nRoll muito interessante que nos é apresentado. As suas temáticas não são nada convencionais e é mesmo disso que eles gostam.
Num ano, 1993, em que o Grunge ofuscava tudo estes surfistas do olho do .... punham cá fora um album Rock-Punk, Rock-Sónico, Rock-Noise. Rock'nRoll acima de tudo e é disso que aqui se trata. Riffs poderosos, faixas curtas, o poder da guitarra, irrequieta, a gritar e assumir-se. Em certas ocasiões recordam-nos Dead Kennedys (Some Dispute Over T-Shirt Sales), noutras os Ministry (Dog Inside Your Body ou Dust Devil), os Sonic Youth tambem nos vêm à memoria, no final "noise" de Clean it up. Clean it up é a ultima faixa deste album e o seu ruido interior prenuncia o despejo gutural de tudo o que foi acumulando ao longo do processo para no fim ser limpo e poder recomeçar de novo.
Tive a curiosa sensaçao em "Tongue" de estar a ouvir uns R.E.M. em versão Heavy, e de ter ouvido Joe Jackson em inicios de carreira em "You Don't Know Me". Momentos Folk para "The Ballad Of Naked Man" e "Wooden Song".
Posso salientar, para todos os efeitos os temas "Who Was in my Room..", o potencial hit, "Wooden Song", "Goofy's Concern", "Annoying Song", mas seria injusto não os referir todos pois gostei mesmo muito do album no geral. Não posso acabar sem referir, novamente, "The Annoying Song" que se destaca das demais por ser cantada sob efeito muito original, fora do comum, comandado por uma marcação de bombo contagiante capaz de agarrar qualquer audiência.
Independent Worm Saloon é um album a ter como referência, e têm por trás de tudo John Paul Jones. Sim é esse, o dos Led Zeppelin. Tenho dito.

Sem comentários: