domingo, 6 de maio de 2007

Time is of the Essence - MICHAEL BRECKER

1 Arc of the Pendulum 8:59
2 Sound Off 6:04
3 Half Past Late 7:54
4 Timeline 6:05
5 The Morning of This Night 7:42
6 Renaissance Man 8:36
7 Dr. Slate 7:40
8 As I Am 6:49
9 Outrance 10:08

Michael Brecker deixou-nos em Janeiro deste ano. Um cancro na medula levou-o. O seu inconfundível som fica registado em inumeros albuns de todas as areas, mas muito mais estaria para vir, certamente. Michael Brecker era detentor de um som muito próprio e, porventura, um dos músicos mais influentes dos ultimos tempos. Brecker Brothers com o irmão Randy no trompete, e Steps Ahead liderados pelo vibrafonista Mike Manieri, foram as formações mais conhecidas por onde passou.Era tambem dono de uma fabulosa carreira a solo.
Este album de 1999 tem a particularidade da formação, em quarteto, não incluir baixista e de ter 3 bateristas, repartidos pelas 9 faixas. Elvin Jones, Jeff "Tain" Watts e Bill Stewart preenchem na perfeição os requisitos da bateria. Larry Goldings no orgão, assegura tambem as partes do baixo, e Pat Metheny contribui com os seus dotes na guitarra.
Outrance é o grande momento do album.Neste tema Michael Brecker está imparável agarrando o tema desde o inicio até practicamente ao fim do mesmo, muito bem apoiado por Elvin Jones que finaliza com um pequeno e inspirado solo. Belo momento tambem para a balada The morning of this Night com Pat Metheny a dar ainda mais cor a esta bela composição. Apesar de referir estes 2 temas em particular, o album é todo ele resultado de uma excelente sessão em que a banda funciona bem como um todo. Os músicos estão ao seu melhor nivel, como seria de esperar com uma formação, apesar de invulgar, deste calibre. Larry Goldings, que assina a faixa Sound Off, preenche todo o album envolvendo-o com o seu som quente, cauteloso, sem grandes devaneios, mas sempre muito presente. Pat Metheny assina 2 temas, Timeline e As I Am, e sempre que intervêm está ao seu melhor nivel. Falta referir os outros 2 bateristas aqui presentes, Jeff "Tain" Watts poderoso nos seus momentos, e Bill Stewart que nos presenteia com a sua sensibilidade, que é sempre um deleite de ouvir. Excelente a sua marcação em Renaissance Man.
Sem grandes excessos e com tudo no sitio é o registo, digital, de mais um grande momento que Michael Brecker nos deu o prazer de saborear. Que descanse em paz.

Sem comentários: