terça-feira, 2 de setembro de 2008

No.10, Upping St. - BIG AUDIO DYNAMITE


Side A
1 C'mon Every Beatbox 5:26
2 Beyond the Pale (Jones, Strummer) 4:41
3 Limbo the Law (Donovan, Jones, Strummer) 4:44
4 Sambadrome 4:48
Side B
5 V. Thirteen (Jones, Strummer) 4:54
6 Ticket (Jones, Letts, Roberts, Strummer) 3:28
7 Hollywood Boulevard 4:29
8 Dial a Hitman 5:04
9 Sightsee M.C.! (Jones, Strummer) 4:55

Após sair dos Clash em 1983 Mick Jones formou, em 1984, os Big Audio Dynamite. Este Lp que exponho agora é de 1986, o segundo trabalho da formação. Mick Jones foi um dos fundadores dos Clash, juntamente com Joe Strummer, e foi tambem a sua voz durante bastante tempo, isto para justificar o facto deste trabalho, apesar de elaborado num ambiente diferente e com instrumentos pouco usados pelos Clash, conseguir ter ainda algum do som da antiga banda. Notório é tambem o facto de Mick Jones ter tido aqui como parceiro de produção o ex-colega Joe Strummer, ou seja, a alma dos Clash está toda aqui, e Strummer até participou na escrita de alguns dos temas. Quase que posso afirmar que este podia ter sido o futuro do som dos Clash, mas isso seria outra história.
Por aqui há Rock, há batida de dança, Funky, alguma electrónica, nomeadamente o uso de Samplers e de caixas de ritmo, e muitas influências Sul-Americanas. A combinação de diversos estilos, ou géneros, enriqueceu musicalmente os temas tornando-os bastante consistentes.
"Limbo The Law" e "Sightsee M.C.!" são estrondosos, a vertente mais Rock aqui expressa. "C'mon Every Beatbox" e "V.Thirteen" foram os hits, "Sambadrome" e "Ticket" apresentam-se como os mais latinos. Os restantes são igualmente bons e tambem dignos de registo, cada um dentro das suas características que são mais que muitas.

Sem comentários: