sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Chico Buarque (1978) - CHICO BUARQUE


Side A
1 Feijoada Completa 2:49
2 Cálice (Buarque, Gil) 4:00
3 Trocando Em Miúdos (Buarque, Hime) 2:49
4 O Meu Amor 4:00
5 Homenagem Ao Malandro 2:59
Side B
1 Até O Fim 2:23
2 Pedaço de Mim 3:14
3 Pivete (Buarque, Hime) 2:27
4 Pequeña Serenata Diurna (Rodriguez) 2:21
5 Tanto Mar 1:53
6 Apesar de Vocé 3:53

Lp intitulado simplesmente "Chico Buarque", editado em 1978, numa altura em que os autores Brasileiros começavam a poder respirar sem sentirem em cima o bafo da censura. Chico Buarque nunca se considerou um autor de protesto mas foi vitíma da censura por diversas vezes, o belo tema "Cálice", co-escrito com Gilberto Gil, e o Samba "Apesar de Você" tinham sido censurados uns anos antes desta edição.
Album com a sonoridade caracteristica da Musica Popular Brasileira desta década abre com um Samba em jeito de receita. "Feijoada Completa" é um trecho escrito para o filme "Se Segura Malandro" em que ao ritmo do Samba se vai dando as dicas para a confecção do dito prato. Saboroso início. O famosissímo "Cálice" vem logo a seguir cantado a meias com Milton Nascimento, um lindo tema com tão pouca inocência. "Trocando em Míudos", co-escrito com Francis Hime, é uma bonita balada acompanhada por Piano e Flauta e com um texto maravilhoso. Seguem-se dois temas escritos para a famosa peça "Ópera do Malandro", no primeiro tema Marieta Severo e Elba Ramalho cantam as duas, maravilhosamente, sobre "O Meu Amor", e o segundo tema da peça é "Homenagem Ao Malandro" em jeito de Samba.
O lado B abre com um divertido "Até ao Fim", seguido de mais um tema da peça "Ópera do Malandro", desta feita uma faixa com toada triste cantada por Chico Buarque e Zizi Possi. "Pivete", é mais uma co-escrita com Francis Hime, e "Pequeña Serenata Diurna", de Silvio Rodriguez, é uma herança da viagem a Cuba que Chico Buarque fez neste ano. "Tanto Mar" já tinha aparecido no album de Chico Buarque com Maria Bethânia "Ao Vivo", aqui é alvo de uma 2ªedição, revista, tal como ele faz questão de dizer.
A fechar o Lp está o famoso Samba "Apesar de Você" que na primeira edição em single passou incólume à censura, vendeu cerca de 100 mil cópias em 1970, mas consequentemente tornou-se numa espécie de hino da resistência à ditadura que singrava no Brasil na altura. Apesar de Chico Buarque numa entrevista referir que o "você" da canção é uma mulher muito autoritária, o público em geral interpretou-o como sendo o General Emilio Garrastazu Médici, o Presidente Brasileiro em funções à data. A canção acabou por ser censurada e foram retiradas todas as cópias do mercado, assim como fechada a fábrica da gravadora.
Em 1978 o ambiente já era outro e já se podia disfrutar melhor da Música Popular Brasileira, tal como hoje, passados 30 anos.

Sem comentários: