domingo, 3 de agosto de 2008

The Sun Don't Lie - MARCUS MILLER


1 Panther 6:02
2 Steveland 7:22
3 Rampage 5:48
4 The Sun Don't Lie 6:25
5 Scoop 5:58
6 Mr. Pastorius 1:25
7 Funny (All She Needs Is Love) (Miller, Scaggs)5:25
8 Moons 4:52
9 Teen Town (Pastorius) 4:55
10 Juju 6:02
11 King Is Gone (For Miles) 6:05

Em 1993 Marcus Miller presenteia-nos com o terceiro trabalho da sua carreira a solo através de um Cd bastante cool, recheado de convidados de nomeada, em que mesmo assim é ele próprio quem assume uma grande parte das execuções. Tanto no Baixo eléctrico, como na Guitarra Eléctrica ou no Clarinete Baixo, ou ainda nos Teclados, Miller é um músico perfeitamente à vontade e seguro do que está a fazer. Exceptuando "Teen Town" de Jaco Pastorius e uma parceria com Boz Scaggs na escrita de "Funny", o restante album é totalmente de sua autoria.
Uma particularidade neste trabalho é a evocação de dois grandes músicos já falecidos à data da edição, Jaco Pastorius e Miles Davis. Miller, ele próprio uma referência do baixo eléctrico, recupera parcialmente o tema "Mr.Pastorius", originalmente gravado com Miles Davis no album Amandla em 1989, que aqui consta de um pequeno solo, vigoroso e bem elaborado. Atreve-se ainda a executar uma versão de "Teen Town", um dos temas mais conhecidos de Pastorius, gravado tambem pelos Weather Report. Em relação a Miles Davis, Miller privou de perto com ele nos anos 80 e é sempre prestigiante trabalhar com uma "personagem" histórica como Miles. "The King Is Gone", a faixa mais clássica que este Cd apresenta, acaba por ser o adeus de um pupilo ao seu mestre, Wayne Shorter, em Sax-Tenor e Soprano, e Tony Williams na Bateria partilham esse adeus.
"Rampage" conta com a colaboração Rock de dois membros dos Living Colour, Vernon Reid em Guitarra Elécrica e o Baterista William Calhoun, numa faixa em que ainda há a destacar a presença, tambem, de Miles Davis.
Todo o trabalho acaba por acentar nas composições de Marcus Miller tendo sempre o Baixo Eléctrico como principal protagonista, os convidados fazem o resto emprestando os seus dotes e dando mais cor aos bons trabalhos aqui expostos. Além dos músicos já referidos há que destacar ainda Joe Sample, Piano em "The Sun Don't Lie", David Sanborn, Sax-Alto em "Steveland", Jonathan Butler, Guitarra Clássica em "Steveland", Andy Narell em Steel Drums, o Baterista Poogie Bell que dá sempre um toque Hip-Hop onde aparece, e o guitarrista de serviço acaba por ser Dean Brown que é sempre uma referência, no entanto não posso deixar de referir Hiram Bullock como o Guitarra Solo em "Teen Town".
Vou referir por fim o tema "Juju" e os dois saxofonistas, Everette Harp em Sax-Alto e Kirk Whalum em Sax-Tenor, que nele intervêm a plenos pulmões. Estes dois homens agarram o tema com toda a garra e levam-no em desbunda até ao final bem suportados por uma forte secção rítmica.
É Jazz eléctrico, um pouco cool, feito com peso e medida, e bom gosto. Miller é um virtuoso do Baixo Eléctrico mas sem cair em exageros criou um album equilibrado com espaço para todos.

Sem comentários: