segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Appetite For Destruction - GUNS N' ROSES


Side G
1 Welcome to the Jungle 4:32
2 It's So Easy 3:21
3 Nightrain 4:26
4 Out Ta Get Me 4:20
5 Mr. Brownstone 3:46
6 Paradise City 6:45
Side R
1 My Michelle 3:38
2 Think About You 3:49
3 Sweet Child O' Mine 5:54
4 You're Crazy 3:16
5 Anything Goes 3:25
6 Rocket Queen 6:14

Excelente estreia para os Guns N' Roses, em 1987, com este vynil recheado de bom Hard Rock. A banda começava por demonstrar uma forte imagem de rebeldia, a qual por sua vez se reflecte nas composições agressivas que preenchem este primeiro registo em longa-duração.
Se o Vocalista Axl Rose e o Guitarrista Slash foram desde logo a imagem, suja e desbocada, da banda, Duff "Rose" McKagan o Baixista representava a vertente mais Punk, e os calmos Izzy Stradlin, o segundo Guitarrista, e Steven Adler, o Baterista, representavam a parte mais discreta mas tambem mais musical. Se bem que o album resulta como um colectivo da banda destaco o Baterista Adler que é aqui uma peça bastante marcante e acentuada, e este foi o único album em que participou. Izzy Stradlin apesar de estar por tras de Slash é tambem um excelente apoio. Axl Rose tornou-se dono de um timbre de voz inconfundível, e tambem uma personagem polémica que necessitava alimentar o ego. Slash tornou-se em... Slash.
Aparte tudo isto, somos recebidos com uma saudação de boas vindas que nos desperta o instinto de sobrevivência, a selva personifica o ambiente social que espera por nós ao longo de todo o album, as noites violentas, as drogas, as armadilhas da vida, a injustiça. Tudo isto é-nos servido sob altas doses de Riffs, e solos, de guitarra através dos 12 temas, bastante bem enquadrados, que constituem este trabalho, e onde a voz de Axl Rose se faz ouvir.
"Welcome To The Jungle", "Nightrain", Paradise City" e "Sweet Child O'Mine" tornaram-se hinos obrigatórios da banda, para alem de clássicos do Hard Rock. "It's So Easy", "Mr.Brownstone", e "Out Ta Get Me", para mim, são igualmente grandiosos.
Pena os Guns não voltarem a ser assim.
Como curiosidade refiro a questão da capa original. A capa que exponho em cima é a original. A violência da imagem, apesar de se tratar de uma animação, de uma violação explícita levou a que a mesma fosse alvo de censura. A banda viu-se obrigada a alterá-la para a capa que exponho aqui no fim, e que prevalece actualmente.

Sem comentários: