sexta-feira, 4 de julho de 2008

Beck-Ola (w/ bonus tracks) - THE JEFF BECK GROUP


1 All Shook Up (Blackwell, Presley) 4:55
2 Spanish Boots 3:38
3 Girl from Mill Valley (Hopkins) 3:53
4 Jailhouse Rock (Leiber, Lieber, Stoller) 3:16
5 Plynth (Water Down the Drain) 3:09
6 The Hangman's Knee 4:52
7 Rice Pudding 7:28
BONUS TRACKS
8 Sweet Little Angel (King) 8:00
9 Throw Down a Line (Marvin) 2:57
10 All Shook Up (Blackwell, Presley) [early version] 3:20
11 Jailhouse Rock (Leiber, Lieber, Stoller) [early version] 3:09

Em 1969 o The Jeff Beck Group podia-se considerar uma super-banda. Rod Stewart era o vocalista, Ron Wood, que viria a ser alguns anos depois o segundo guitarrista dos Rolling Stones, era o baixista, Nicky Hopkins, que tambem trabalhou algumas vezes com os Stones, era o pianista, e claro que Jeff Beck era a estrela maior. Havia ainda o baterista Tony Newman que se revela como um baterista imponente e cheio de musicalidade tal a forma, e os pormenores, com que se empenha na sessão. Beck-Ola acaba por ser o segundo e último trabalho da formação.
Estamos perante uma peça de trabalho que se quer, e se apresenta, como alternativa, à época. A edição, mesmo a original em vynil, tem uma nota de Jeff Beck em que ele chama a atenção para o facto de na altura ser practicamente impossível aparecer com algo totalmente original, dada a enorme concorrência no mercado musical, sendo assim eles não o fizeram. Ao invés a banda tentou acompanhar a corrente mais Heavy que por esta altura começava a despontar com bandas como os Led Zeppelin, por exemplo. É assim desta forma que dois hits históricos na voz de E.Presley, "All Shook Up" e "Jailhouse Rock", são aqui interpretados por Jeff Beck num registo mais sujo e mais crú. "Spanish Boots", "Plynth" e "The Hangman's Knee" são bons originais, em Blues-Rock, com garra, segurança e boa interpretação de Rod Stewart, um desconhecido à data. Ron Wood tambem estava ainda longe da fama que tem actualmente como guitarrista dos Rolling Stones mas curiosamente revela-se como um interessante baixista, muito presente e irrequieto, chegando a evidenciar-se em algumas situações para além de simples acompanhante, como era hábito.
Dois instrumentais completam a sessão. "Girl From Mill Valley" é um original de Nicky Hopkins e a interpretação é toda dele, a banda limita-se a criar espaço para o tema respirar. "Rice Pudding" é a outra peça instrumental e aqui a conversa é outra. Arranque potente, suportado por um Riff mais Heavy, com alternância em momentos mais dinâmicos e um interregno bastante psicadélico para no fim voltar ao Riff inicial. Faixa obrigatória.
A concluir esta edição vêm quatro bónus tracks. Os dois temas de E.Presley em versões alternativas, uma versão de "Sweet Angel" de B.B.King e outra de "Throw Down A Line", um original de Hank Marvin dos Shadows que foi tambem interpretado por Cliff Richard.
Sem ser um album obrigatório é um trabalho a ter como referência, nem que seja pela curiosidade da formação. É um trabalho bastante bom para quem gosta de uns Blues mais agressivos e puros. Sem corantes nem conservantes.

Sem comentários: