sábado, 28 de junho de 2008

RYKODISC - THE ANTHOLOGY - CD02


1 Chain - THE FIRE THEFT 3:43
2 Joe's Garage - FRANK ZAPPA 4:09
3 Tear Stained Letter - RICHARD THOMPSON 4:42
4 Come Back (Light Therapy) - JOSH ROUSE 4:37
5 Walking On Thin Ice - YOKO ONO 5:58
6 Bubblehouse - MEDESKI, MARTIN & WOOD 4:28
7 Ain't No End - THE JAYHAWKS 3:42
8 Academy Fight Song - MISSION OF BURMA 3:08
9 Fire - JIMI HENDRIX 3:28
10 Crooked Frame - ALEJANDRO ESCOVEDO 4:00
11 Awkward Age - JOE JACKSON BAND 3:20
12 Descarga De Hoy - CUBANISMO 6:18
13 Pacing The Cage - BRUCE COCKBURN 4:38
14 Paris 1919 - JOHN CALE 3:30
15 Cougar Run - MICKEY HART 3:39
16 Confession Time (Cops) - BILL HICKS 4:26

A fornada do segundo CD desta compilação é composta por mais dezasseis temas, de outros tantos artistas, dos quais a RYKODISC se orgulha de possuir no seu rico património. No total dos dois CDs são apresentados trinta e seis trabalhos ficando de fora muitos outros de renome como Elvis Costello ou David Bowie, só para nomear alguns. Apesar deste último pormenor, qualidade não falta por aqui.
Frank Zappa será porventura o maior orgulho do catálogo RYKODISC. Zappa foi o primeiro a possuir um gravador digital nos Estados Unidos, e sempre foi manifesta a sua vontade de ver toda a sua obra (re)editada neste formato. Joe's Garage, do album do mesmo nome, é assim o tema que aqui representa este magnífico músico e a sua vasta obra que ainda hoje, e após a sua morte em 1993, ainda dá frutos. Curiosamente foi precisamente este album, e nomeadamente este tema, que me iniciaram já há alguns anos atrás no universo Zappiano.
Jimi Hendrix tambem foi um artista cuja obra sempre mereceu melhor tratamento e por aqui aparece ele numa gravação ao vivo.
Yoko Ono marca presença com um tema muito interessante e muito intenso. Richard Thompson, membro fundador dos Fairport Convention, apresenta um Rock com cheirinho Country/Folclore tambem muito interessante e divertido. Bons pormenores de guitarra.
Josh Rouse é outra boa presença com um tema Pop muito bem elaborado, sustentado por uma boa linha de baixo. Pop de qualidade.
Os Mission Of Burma irão ter sempre a sina de ter sido por causa deles que Peter Buck, guitarrista dos R.E.M., comprou um leitor de CDs. Bom Rock. Tambem ficam na história como os primeiros a preencher um CD na totalidade dos oitenta minutos.
Medeski, Martin & Wood são hoje uma referência obrigatória do Jazz mais moderno e é obrigatório prestar atenção e curtir o seu som.
Bruce Cockburn é outro dos nomes de que a RYKODISC se orgulha, aqui em presença acústica.
De salientar ainda uma passagem por ambientes mais latinos com o projecto Cubanismo, momento Salsa/Jazz, e um curioso Mickey Hart que nos delicia com as suas percussões, tanta musicalidade.
A fechar a colectânea vêm um momento de stand-up comedy com Billy Hicks a entreter as suas hostes.
Esta edição vêm acompanhada de um livreto com declarações dos três sócios, Don Rose, Arthur Mann e Robert Simmonds, e alguns apontamentos de pequenos pormenores interessantes, curiosos, e históricos, pelos quais a editora passou ao longo destes 20 anos. É pena não haver mais editoras a criar amostras deste género.

Sem comentários: