terça-feira, 17 de junho de 2008

Vitalogy - PEARL JAM


1 Last Exit 2:54
2 Spin the Black Circle 2:48
3 Not for You 5:52
4 Tremor Christ 4:12
5 Nothingman 4:35
6 Whipping 2:35
7 Pry, To 1:03
8 Corduroy 4:37
9 Bugs 2:45
10 Satan's Bed 3:31
11 Better Man 4:28
12 Aye Davanita 2:58
13 Immortality 5:28
14 Hey Foxymophandlemama, That's Me 7:44

Em 1994 os Pearl Jam lançavam o terceiro album e enveredavam por caminhos mais obscuros. Este facto é evidenciado, acima de tudo, pelo conteúdo da embalagem do Cd, em formato de livro, que é preenchida com textos que expõem algumas situações bizarras e ignorantes que só mesmo os mais ingénuos, ou menos informados, poderiam aceitar como tal. Musicalmente este foi o album menos homogéneo da banda, até à data, reflectindo-se a temática do livro em alguns temas mais ousados e fora do capítulo Rock'n Roll da banda Norte-Americana.
Vitalogy começa logo por ser dividido em duas partes, Division One / Division Two. A Division One é mais equilibrada e consiste nos primeiros seis temas do alinhamento, que são provenientes da melhor casta de produção dos Pearl Jam, "Last Exit", "Not For You", "Tremor Christ" e "Nothingman" são boas peças a ter como referência no repertório da banda. A Division Two comporta os restantes temas e é mais "Kafkiana", por aqui se sente a tal obscuridade referida logo de início. "Pry, To" é uma passagem, o momento, em que se muda a ambiência. "Corduroy" e "Satan´s Bed" são dois grandes temas de Rock, possantes. "Bugs" é doentio. Neste tema minimalista Eddie Vedder toca acordeão, repetindo sempre a mesma frase, e vê insectos por todo o lado. Durante todo o tema divaga acerca da situação. "Better Man" e "Immortality" são os melhores momentos do album. "Aye Davanita" é um instrumental em jeito de aquecimento e a encerrar está "Hey Foxymophandlemama, That's Me" que é uma peça de sete minutos de montagem experimental em que um díalogo se confude com o crescendo progressivo da banda, peça a peça, até se concluir o puzzle.
Misterioso, cativante, e emocionante são os adjectivos que posso usar para caracterizar este grande trabalho dos Pearl Jam.

Sem comentários: