quarta-feira, 23 de julho de 2008

Office Of Strategic Influence - O.S.I.


1 The New Math (What He Said) 3:36
2 OSI 3:48
3 When You're Ready 3:09
4 Horseshoes and B-52's 4:18
5 Head 5:19
6 Hello, Helicopter! 3:44
7 Shutdown 10:24
8 Dirt from a Holy Place 5:10
9 Memory Daydreams Lapses 5:56
10 Standby (Looks Like Rain) 2:10

Mais um projecto a que os Dream Theater acabam por estar associados. Mike Portnoy, o baterista, e Kevin Moore, o teclista e um dos membros originais, e actualmente ex-membro, dos Dream Theater, são os elos de ligação à dita banda.
Admirando os Dream Theater, mas longe de ser um apreciador, dou mais valor ao conceito deste projecto O.S.I. e tambem aos Transatlantic, outro dos projectos a que o nome de Mike Portnoy está associado. Enquanto que os Dream Theater são mais tecnicistas, e mais perfecionistas, nestes projectos há mais naturalidade e mais musicalidade, provavelmente por não haver a responsabilidade de segurar um nome. Este tipo de projectos acabam por servir como um desanuvio de trabalho, e por vezes originam surpresas.
As composições inserem-se na area Progressiva, sem serem tão Metal como os Dream Theater, são igualmente complexas e pormenorizadas mas são mais naturais, feitas com mais gosto. Para mim um dos pontos fracos dos Dream Theater é a voz de La Brie e nos O.S.I. a voz funciona muito bem, mas vou deixar de comparações.
Este CD editado em 2003 foi uma admirável surpresa, não esperava mesmo este tipo de sonoridade mais próxima dos Perfect Circle do que dos Dream Theater. Sinal muito positivo.
O album é bastante versátil e se por acaso arranca em alta velocidade, quase Metal, logo acalma para ambientes igualmente pesados mas mais controlados e etéreos. A harmonia reina perante o desenrolar dos temas numa doutrina sábia, calma e tambem explosiva.
O instrumental "Dirt From a Holy Place" é absolutamente delicioso com algumas variações de ambiente, em toada crescente entre teclados e guitarras. "Shutdown" é o tema mais longo que numa primeira parte remete-nos a uns Pink Floyd setentónicos e na segunda parte explode em força. "When You're Ready", "Hello, Hellicopter!" e "Standby (Looks Like Rain)" são mais acústicos, mas igualmente grandiosos.
Vale a pena arriscar a audição deste album, fruto de uma banda que não se espera vir a ter muitos trabalhos editados, dadas as suas origens, e temendo que não voltem a igualar este som.

Sem comentários: