domingo, 20 de julho de 2008

Dr.Byrds & Mr.Hyde - THE BYRDS


1 This Wheel's on Fire (Danko, Dylan) 4:44
2 Old Blue 3:21
3 Your Gentle Way of Loving Me (Guilbeau, Paxton) 2:35
4 Child of the Universe (Grusin, McGuinn) 3:15
5 Nashville West 2:28
6 Drug Store Truck Drivin' Man 3:53
7 King Apathy III 3:00
8 Candy 3:38
9 Bad Night at the Whiskey 3:23
10 Medley: My Back Pages/B.J. Blues/Baby What You Want Me to Do (Dylan, McGuinn, Parsons, Reed, White, York) 4:08
11 Stanley's Song [bonus track] 3:12
12 Lay Lady Lay [bonus track] (Dylan) 3:18
13 This Wheel's on Fire [alternate track] (Danko, Dylan) 3:53
14 My Back Pages/B.J. Blues/Baby What You Want Me to Do [alternate take] (Dylan, McGuinn, Parsons, Reed, White, York) 4:18
15 Nashville West [alternate take] 2:04

Roger McGuinn é por esta altura, em 1969, o único sobrevivente da formação original dos The Byrds. Assumindo-se como líder incontestável tenta manter a sobrevivência de uma banda que já tinha ultrapassado o auge, não sabendo parar a tempo de manter nesse mesmo estado uma banda notável e influente nos anos 60. Não quer isto dizer que se tenham feito maus trabalhos daqui para a frente, mas a qualidade decaiu em relação ao que já se tinha feito anteriormente, a fasquia tinha ficado demasiado alta. Os The Byrds acabaram a viver à sombra do estatuto que tinham adquirido anteriormente.
Dr.Byrds & Mr.Hyde é um album preenchido com temas Country-Rock e uma devoção já antiga a Bob Dylan, com versões de "Wheel's On Fire", "My Back Pages", incluido no Medley, e "Lay Lady Lay" que aparece como bónus nesta edição.
"Candy" foi co-escrito por McGuinn e pelo baixista York para ser a banda sonora do filme do mesmo nome, mas o tema acabou por ser recusado pela produção, ao que parece pretendia-se que McGuinn trabalha-se antes com Dave Grusin e é assim que surge "Child Of The Universe", acabando por ser este o tema a ser usado na banda sonora do dito filme. Ambas as faixas fazem parte do alinhamento deste album.
Bons momentos em "Old Blue" que foi single, "Drug Store Truck Drivin' Man" um country venenoso com um recado para um DJ que abusou da banda na rádio, e "King Apathy III" vive de um Riff que denuncia uma certa apetência pelos Blues. O instrumental "Nashville West" é tambem bastante interessante com direito a alternate take nos bónus do Cd.
Tal como o título do album indicia, a banda vive nesta altura uma fase dúbia em que não larga o seu legado mas por outro lado atreve-se a tomar outros caminhos de forma a poder explorar outras areas. Temos assim um album que soa a The Byrds mas com mais retoques de Rock e Blues.

Sem comentários: