domingo, 14 de outubro de 2007

Stellafly - ITHAKA


1 The Bum With Blue Blood 5:31
2 Substance-Free Exhile 3:38
3 The Plot 3:15
4 Eden By the Sea 4:30
5 Ain't no Breeze 3:55
6 Butterfly of Wisdom 5:12
7 Seabra is Mad 4:22
8 Stay Strong Little Brother 4:12
9 Capricorn and Cancer 4:07
10 King Tardy 2:13
11 Sunny the Bunny 2:46
12 Sushi Pack Subway 1:18
13 Alabama Cave Party 7:57
14 The Rise and Fall of a Fortune 4:03
15 Spiritual Graveyard 3:47
16 Upsula of Ithaka 4:35
17 Stellafly 8:32
Obra grande no panorama do Hip-Hop Português no ano de 1997, numa altura em que o estilo ainda não se tinha totalmente afirmado por cá. Confesso não ser grande apreciador do género mas há obras que realmente nos chamam a atenção, seja qual for o género, e esta é uma delas.
Darin Pappas, oriundo da longínqua, e terra de sonhos, Califórnia veio até Portugal e por cá ficou mais as suas pranchas de Surf. É poeta, artista plástico e surfista. Criou o "Korvorão" uma "personagem tão faminta de experiências, o tubarão, como da sua introspecção, o Corvo".
Joe Fossard produziu e criou as músicas, em parceria com Ewan Butler, para este album. Darin Pappas é o poeta que dá a voz e a alma ao projecto Ithaka. Ewan Butler assume as partes de Guitarra e do Baixo, excepto nos temas "Sunny the Bunny" e "Sushi-Pack Subway" dois temas dos Red Beans gravados pela banda, por Fossard, para o album "Even Dogs Like It" e que são aqui emprestados a Darin Pappas para lhes dar a sua voz num ambiente Funky e quase Hardcore.
É um album a descobrir atentamente, tem boa qualidade sonora e os temas são muito bem equilibrados quer musical quer tematicamente, muito introspectivo, com muitos apontamentos a despontar em cada nova audição. "Seabra is Mad" foi uma referência, com a participação em bateria de Sérgio Nascimento dos "Despe e Siga" que tambem aparece no Jazzy "King Tardy", em "Spiritual Graveyard" e a tocar Bongós em "Butterfly of Wisdom". "Spiritual Graveyard" conta tambem com a participação de outro membro dos "Despe e Siga" que é João Cardoso em Orgão, e que bem que ele está, grande ambiente. "Alabama Cave Party" tem Ace dos "Mind Da Gap" a fazer parceria no rap, assim como tambem X-Sista dos "Djamal" participa no rap de "Eden by the Sea" e "Capricorn and Cancer". "Ursula of Ithaka" tem a voz fadista de Marta Dias a evocar essa tristeza nacional que é a nossa sina. A terminar temos "Stellafly" que é um tema bastante interessante e que merece uma boa atenção à letra que evoca as personagens dessa grandiosa peça do teatro, adaptada ao cinema, que é "Um Eléctrico Chamado Desejo". Referência ainda para "The Plot" uma peça que fica logo no ouvido, "Substance Free-Exhile" o tema que mais gostei, tem uma presença forte, e novamente "Butterfly of Wisdom", muito cool com flauta de Gerrard Sarrouy.
Para quem pensa que o Hip-Hop é sempre a mesma coisa, e não passa de uma série de pessoas revoltadas a declamar os seus problemas, tem aqui um bom trabalho a descobrir, de muita esperança e visão. Já lá vão é 10 anos.

Sem comentários: