segunda-feira, 15 de outubro de 2007

The Corpse Bride - ORIGINAL SOUNDTRACK


1 Main Titles 2:05
2 According to Plan 3:45
3 Victor's Piano Solo 1:18
4 Into the Forest 4:35
5 Remains of the Day 3:26
6 Casting a Spell 1:25
7 Moon Dance 1:28
8 Victor's Deception 4:00
9 Tears to Shed 2:45
10 Victoria's Escape 2:31
11 The Piano Duet 1:53
12 New Arrival 0:42
13 Victoria's Wedding 3:15
14 The Wedding Song 3:01
15 The Party Arrives 3:21
16 Victor's Wedding 2:08
17 Barkis's Bummer 2:07
18 The Finale 2:35
19 End Credits, Pt. 1 1:50
20 End Credits, Pt. 2 2:33
21 Ball & Socket Lounge Music #1 [Band Version] 2:15
22 Remains of the Day [version] 3:06
23 Ball & Socket Lounge Music #2 1:10
24 Ball & Socket Lounge Music #1 [Combo Version] 2:14

As bandas sonoras são sempre feitas para os respectivos filmes, obviamente. Às vezes é dificil estar a ouvir uma banda sonora sem estar a visualizar o filme, a associação do que ouvimos parece desenquadrado com o momento. O contrário tambem sucede, depois de termos visto determinado filme sabe-nos bem recordar certas passagens que identificamos facilmente através da audição da respectiva banda sonora. Dá para tudo, e apesar de ser trabalhada com o intuito de acompanhar o desenlace cinematográfico, ou outro, a banda sonora não deixa de ser mais uma criação do seu próprio autor, isto no caso da criação de raiz da mesma pois muitas vezes os realizadores limitam-se a adicionar temas já conhecidos que são adaptados às cenas. Quantas músicas já esquecidas no tempo não foram recuperadas assim? O que tambem não deixa de ser interessante.
Danny Elfman é neste caso o compositor de serviço, como já acontecera anteriormente noutros filmes do mestre Tim Burton. O trabalho de Danny Elfman é já facilmente reconhecivel, a sua assinatura é inconfundivel, e Tim Burton deposita nele total confiança e confidentemente lhe entrega a tarefa das partituras de forma a musicar maravilhosamente os seus filmes de sonho.
The Corpse Bride, de 2005, foi mais um desses trabalhos de sonho de Burton, e lá está Danny Elfman a compor mais uma peça. Dá-nos a ambiência visual e sonora de marca desta estranha dupla mas que a todos faz sonhar, mesmo que o tema seja a morte essa temática tão romântica como horrenda. As peças que Elfman compôs para o sub-mundo, dos mortos, são bastante mais alegres que as de cima, do mundo dos vivos, das intrigas, da ganância, da conquista de poder e ânsia de luxuria. No mundo das trevas goza-se a "morte", "vive-se" esse estado de uma forma boémia ao som de Jazz, "Remains of the Day" ilustra este momento da melhor forma, no mundo real vive-se sombriamente ao som de música quase de câmara, as orquestrações são sombrias e por vezes quase sinfónicas. A personagem Victor, a principal, sabe tocar piano e de vez em quando oferece-nos uma pequena peça, triste mas bonita e esperançosa.
O ideal é de facto ver o filme e usufruir da banda sonora no seu esplendor no écran, acompanhar o seu efeito seja ele alegre, ou triste. "The Piano Duet" é um desses momentos que se vivem durante o filme, com o estranho casal a partilhar o piano a duas mãos numa conciliação conjugal. "According to Plan" tambem se vive mais no cinema ao visualizarmos duas familias que aparentam ser o que não são, ao som de uma peça bastante satiríca, e operática.
Este Cd inclui ainda 4 temas bonus que não aparecem no filme, uma versão instrumental do estonteante "Remains of the Day", e 3 variações de uma peça, muito Jazzy, intitulada "Ball & Socket Loungue Music".

Sem comentários: