terça-feira, 7 de agosto de 2012

Trovante ao Vivo no Campo Pequeno - TROVANTE - LP02


Lado A
1 Fizeram os Dias Assim 3:14
2 Fiz-me à Cidade 8:41
3 Saudade 6:13
Lado B
1 Memórias de Um Beijo 5:00
2 125 Azul 5:50
3 Terra à Vista 6:44

O segundo disco desta dupla edição em vinil tem o papel da apoteose, por norma os momentos mais intensos do concerto. É a altura em que o público espera pelas músicas mais conhecidas para participar efusivamente no espetáculo, num evento em que o público se manteve participativo do princípio ao fim, e é de facto com a audiência conquistada que os Trovante chegam ao final da sua prestação no Campo Pequeno em Setembro de 1988.
Depois de mais uma visita a “Sepes”, com “Fizeram Os Dias Assim”, João Gil chega-se à frente com “Fiz-me à Cidade”, uma tentativa de Rock nada habitual para a banda, em que é aproveitado o balanço rítmico para se concluir o momento com um solo de Bateria de José Salgueiro. Segue-se de imediato a interpretação de “Saudade” que é grande e autêntica. O trio de convidados, Jorge Reis, Edgar Caramelo e Tomás Pimentel volta aqui a aparecer destacado, desta vez como solistas, e Luís Represas até comete uma pequena gaffe, imediatamente corrigida, ao apresentar Jorge Reis em Sax-Tenor em vez de Sax-Alto. Há ainda tempo para mais uma balada com “Memórias de Um Beijo” e para uma multidão entusiasmada segue-se “125 Azul”, o Hit da banda na altura, acompanhado por palmas do princípio ao fim. “Terra à Vista” fecha a noite de forma patriótica em jeito de ode à nação.
À data este era o único registo editado ao vivo da banda e acaba por servir de testemunho da fase final da banda. Apesar de se sentir a entrega dos músicos os Trovante eram por esta altura uma banda bastante diferente do conceito inicial, agora com ideias musicais e diferentes ambições a dividirem o seio do grupo. Fica, mesmo assim, registado para a posterioridade como um dos momentos altos da carreira dos Trovante.

Sem comentários: