sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Adventures In Modern Recording - THE BUGGLES


1 Adventures In Modern Recording 3:44
2 Beatnik 3:38
3 Vermillion Sands 6:47
4 I Am A Camera 4:53
5 On TV 2:49
6 Inner City 3:20
7 Lenny 3:14
8 Rainbow Warrior 5:19
9 Adventures In Modern Recording (Reprise) 0:47
10 Fade Away 2:36
11 Blue Nylon 2:24
12 I Am A Camera [12" Mix] 4:14

É importante frisar que este album sucede a curta prestação de Trevor Horn e Geoff Downes como membros integrantes dos Yes em 1980, ano em que participaram na gravação e edição do registo “Drama”. A colaboração dos dois elementos dos Buggles com os Yes intrometeu-se desta forma entre o primeiro álbum, e o sucesso do single “Video Killed The Radio Star”, e a preparação da gravação do que viria a ser o segundo trabalho dos Buggles. Logo após terem abandonado os Yes, Trevor Horn e Geoff Downes voltam à preparação do segundo álbum dos Buggles mas Downes vinha com outras ideias e acaba por ter uma curta participação na gravação do mesmo partindo quase de imediato para a formação dos Asia, o Super-Grupo de Prog Rock. Como tal resta-nos Trevor Horn, e para muitos este não é o segundo álbum dos Buggles mas sim o álbum a solo de Trevor Horn, que daqui partia para uma reconhecida e influente carreira como Produtor Musical. A participação de Geoff Downes neste trabalho limita-se a três temas “Vermillion Sands”, “I Am A Camera” e “Lenny”.
“Adventures In Modern Recordings” foi editado em 1982 e é um delicioso álbum de Electro-Pop que desde cedo revela, no homónimo tema inicial, um poderoso manancial de ambição e experimentação que se vai expandindo ao longo do álbum. Impregnado de perfeitas harmonias Pop, arranjos impecáveis e Vozes muito bem dirigidas, pormenores que fazem deste album um registo modelar, “Adventures In Modern Recording” é ainda hoje um trabalho a descobrir. É bastante interessante seguir “Vermillion Sands” e perceber a sua progressão Pop que termina num Swing eletrónico ou então entender que “Rainbow Warrior” é um tema sólido enraizado no Rock Progressivo, não faltando sequer o solo de Guitarra, ou descobrir ainda a influência dos Kraftwerk em “On Tv” e deixar “Inner City” inebriar-nos com as suas harmonias étereas. No meio de tudo isto está um single de excelência que dá pelo nome de “I Am A Camera” e que já tinha sido gravado com os Yes para o álbum Drama, sob o título “Into The Lens”, alvo aqui de duas versões, a do álbum e a do Single. Nesta edição são ainda incluídos dois bónus; “Fade Away”, que parece querer parodiar “Not Fade Away” de Buddy Holly, e o interessante “Blue Nylon” que parece ter fornecido o mote para algum do som que lhe sucedeu nos anos seguintes.
Trevor Horn, o principal responsável pela elaboração deste trabalho, acumula as funções de Produção, Guitarra, Baixo e Voz não sendo por isso totalmente descabido afirmar que este é um trabalho a solo mas apesar da curta prestação de Geoff Downes é de facto um álbum dos Buggles. Horn viria de seguida a tornar-se, e com alguma rapidez, como um dos Produtores mais solicitados e respeitados nos anos 80, e não só...

Sem comentários: