terça-feira, 14 de agosto de 2012

Broadway Blues & Teresa - JACO PASTORIUS - CD01

Cd 01 - BROADWAY BLUES
1 Bluma (B.Lagrène) 3:15
2 Reza (J.Pastorius) 6:55
3 Broadway Blues (O.Coleman) 12:54
4 Teresa (J.Pastorius) 5:36
5 Jaco Reggae (J.Jankeje) 10:45
6 Chicken (A.J.Ellis) 5:47
7Medley (Pastorius/Lagrene/Jankeje)
  Donna Lee (C.Parker) 8:17
8 Berga (B.Lagrène) 4:05
9 Days of Wine and Roses (H.Mancini) 6:27

Antes de mais há que perceber que este Cd, editado em finais dos anos noventa, não é uma edição oficial e não faz portanto parte da discografia do incrível Jaco Pastorius. Não deixa, no entanto, de ser um documento bastante interessante pois é um registo de estúdio, captado em 1986 na Alemanha, numa fase em que já poucos acreditavam que Jaco Pastorius pudesse voltar a ser o ícone que tinha sido alguns anos antes, nomeadamente como membro dos Weather Report. A poucos dias de partir em digressão para Itália, com o Guitarrista Bireli Lagrène, Pastorius e Lagrène foram a estúdio, tendo o Baterista Peter Lubke como terceiro elemento desta sessão, e gravaram esta sessão com microfones abertos de forma a que tudo ficasse registado ao jeito de uma Jam Session. Este Cd dá-nos o resultado dessa sessão sem qualquer tratamento, Jaco gosta de ir falando ao longo da sessão dando dicas ou explicando a construção dos temas e alguns momentos de puro improviso do Trio vão surgindo espontaneamente, tudo muito real. Este registo tem pois um grande valor documental.
O primeiro Cd arranca com “Bluma” que é simplesmente o momento em que a sessão começa, afinações e Jaco a pedir microfone aberto para poder ir falando ao longo da sessão enquanto Lagrène pega em “Eruption” de Van Halen e um Pastorius entusiasmado diz logo “That's the shit right there - Eddie Van Halen. Turn it up!". “Reza” é assim o primeiro tema que o Trio agarra, e de forma bastante enérgica. “Broadway Blues” demonstra como Pastorius estava em perfeita sintonia com Lagrène e que nesta altura estava mesmo em boa forma, perto do final do tema Pastorius não consegue evitar um cheirinho de distorção, uma passagem pelo Riff de “River People” do Weather Report e até consegue finalizar com as notas de “The Sound Of Music”. “Teresa” pertence a outra sessão de gravação e é um inédito, escrito por Pastorius enquanto esteve internado. A primeira metade de “Jaco Reggae” regista o Trio a adaptar-se ao tema até arrancar de vez com este interessante Reggae de Jan Jankeje. O emblemático “Chicken” continua a ser um dos momentos altos, seja qual for a sessão. “Medley” é momento de groove que culmina com “Donna Lee”. “Berga” é um simpático tema de Lagrène. A fechar está a balada “The Days Of Wine And Roses” de H.Mancini, um tema que Jaco Pastorius já manifestara anteriormente vontade de gravar.
Um bom documento para os mais curiosos ou fãs acérrimos de Pastorius e com boa qualidade de som. Esta sessão também é conhecida como Stuggart Aria.

Sem comentários: