segunda-feira, 21 de abril de 2008

Two Tribes - FRANKIE GOES TO HOLLYWOOD


Side A
1 Two Tribes (annihilation) 9:07
Side B
1 War (hide yourself) (Strong/Whitfield) 4:14
2 Two Tribes (surrender) 3:40
3 One February Friday 1:17

Em 1984 ainda se viviam os anos da guerra fria que opunha o bloco de Leste ao bloco Ocidental, nomeadamente a U.R.S.S. vs. E.U.A., ou noutro ponto de vista, Comunismo vs. Capitalismo. O medo de um dos lados poder carregar no botão a qualquer momento e disparar uma arma nuclear assombrava toda a humanidade, eram anos de tensão.
O projecto britânico Frankie Goes To Hollywood lançava na altura o album "Welcome To The Pleasuredome" e ironicamente lançavam dois singles de temáticas opostas, "The Power Of Love" e este "Two Tribes". "Two Tribes" é um tema bastante politizado e refere-se ás duas tribos que se enfrentam temerosamente tentando demonstrar, uma perante a outra, a sua superioridade tecnológica e acima de tudo militar e nuclear. "The Power Of Love" terá tido porventura o intuito de mostrar que o poder do Amor terá valores mais fortes.
Este Ep foca-se no single "Two Tribes", um tema rítmicamente muito forte, e de conteúdo político a nível igual. A nova mistura de 9:07 que preenche todo o lado A é bastante intensa e quase não deixa espaço para respirar. A introdução ao som das sirenes é de marca, seguida por uma entrada quase operática ao som dos címbalos de orquestra, brutal. Muitas percussões enchem esta mistura sempre embaladas pela marcação de bombo e de um baixo irrequieto, depois vem a narrativa e os avisos, e alertas. O tema é practicamente instrumental.
O lado B prossegue a mesma temática iniciando a parada com uma excelente versão de "War" e depois voltamos a "Two Tribes" e a sua força ao vivo, aqui já com Holly Johnson a cantar mas de facto a força deste tema reside no instrumental. Há um pequeno excerto de uma entrevista, antes da versão ao vivo, em que o próprio entrevistador incita os músicos Brian Nash, Guitarrista, Peter Gill, Baterista e Mark O'Toole o baixista, a revelarem-se como a verdadeira força da banda, mas eles não vão na conversa.
Basta-me referir que na minha extensa colecção de discos vinyl só tenho 2 Ep, ou Maxi-Single, e este é um deles.

Sem comentários: