sábado, 26 de abril de 2008

Pleasant Valley - JAVON JACKSON


1 Sunswept Sunday (Ellington) 3:23
2 Pleasant Valley 7:08
3 Hippodelphia (Zawinul) 6:59
4 Don't You Worry 'Bout a Thing (Wonder) 8:29
5 Jim Jam (Goldings) 6:28
6 In the Pocket 6:05
7 Brother "G" 5:24
8 Love and Happiness (Green, Hodges) 4:34
9 For One Who Knows 6:33

Jazz fresco de bom gosto e boa execução feito por músicos novos que ainda não são referências obrigatórias a nível mundial, este trabalho data de 1999.
Javon Jackson, Sax-Tenor, fez parte da fase final dos Jazz Messengers de Art Blakey, essa escola que viu nascer muitos outros grandes nomes do Jazz. Após a morte de Blakey o jovem músico começou a trabalhar a solo e este "Pleasant Valley" é já o oitavo album de carreira. Neste trabalho faz-se acompanhar por Larry Goldings, em Orgão, que tambem sustenta a parte do Baixo, pela Guitarra de Dave Stryker e pela Bateria de Billy Drummond, o mais credenciado do quarteto. Os músicos são muito seguros garantindo um bom momento que do Jazz tambem passa pelo Groove mais Funky de "In The Pocket" ou pelas versões com tom mais Soul/Pop de "Don't You Worry 'Bout a Thing" de Stevie Wonder ou "Love and Happiness" de Al Green.
O album começa com uma balada, facto pouco usual, que pode enganar uma primeira audição, é um tema de Duke Elligton, "Sunswept Sunday" e só por isso merece toda a atenção assim como tambem o merece o terceiro tema, "Hippodelphia", escrito por Joe Zawinul nas alturas em que fazia parte da formação de Cannonbal Adderley. São duas versões bem aproveitadas por este quarteto, nomeadamente por Jackson. Referência obrigatória é o último tema do CD ,"For One Who Knows", em que a banda encerra de uma forma improvisada e solta.
Em relação à banda só tenho a apontar boas menções; gostei bastante de Dave Stryker, um guitarrista muito completo com um fraseado limpo e definido e que sabe sempre onde se deve colocar. Larry Goldings é um excelente acompanhante, tendo, para mais, a "agravante" de ter que fazer tambem a parte do Baixo, o seu Groove é um dos factores a ter em conta neste album. Billy Drummond é o baterista que sustenta o ritmo da banda dentro do estilo que for preciso.
É um album bastante acessível para todos os ouvidos, mesmo aqueles que não sejam apreciadores de Jazz.

Sem comentários: