sábado, 1 de março de 2008

Sportin' Life - WEATHER REPORT


1 Corner Pocket (Zawinul) 5:43
2 Indiscretions (Zawinul) 4:03
3 Hot Cargo (Zawinul) 4:38
4 Confians (Cinelu) 5:03
5 Pearl on the Half Shell (Shorter) 4:04
6 What's Going On (Benson, Cleveland, Gaye) 6:26
7 The Face on the Barroom Floor (Shorter) 3:55
8 Ice-Pick Willy (Zawinul) 4:56

Penúltimo album dos Weather Report, editado originalmente em 1985. A grande particularidade deste album é ter sido fruto de uma das inovações da altura que era o MIDI, agora Zawinul podia gravar os temas e posteriormente alterá-los e trabalhá-los da forma que entendesse.
Este trabalho mantêm a frescura, as cores, os cheiros e os sabores de todos os outros trabalhos da banda mesmo passando por diversas formações, mas mantendo-se o nucleo fundador Zawinul/Shorter. Omar Hakim, na Bateria, e Victor Bailey, no Baixo, já vinham dos dois albuns anteriores e encontram-se perfeitamente enquadrados, no entanto surge aqui como novo elemento o Percussionista Minu Cinelu que contribui logo com um tema, "Confians", em que canta e toca Guitarra acústica, e preenche ainda todo o trabalho com os seu balanço percutivo encaixando-se muito bem com O.Hakim. O album vive desse balanço da secção rítmica e tambem das muitas vozes que por aqui passam, nomeadamente a de Bobby McFerrin que improvisa maravilhosamente, ouçam-se as suas pequenas, e suficientes, participações nos temas "Pearl On The Half-Shell" e "Ice-Pick Willy". Curiosamente Zawinul volta a gravar uma versão de um tema, neste caso "What's Goin'On" de Marvin Gaye que passa assim a soar a Weather Report. Chamo ainda a atenção para a peça "Face On The Barroom Floor", escrita por Shorter, e que apesar de ser tocada em trio soa a duo, Zawinul e Shorter interagem perfeitamente.
É sempre um enorme prazer disfrutar desta banda, seja em que fase for. Esta fase é apontada, normalmente, como uma das piores mas digam o que disserem a banda continuava impregnada de vida, e esta formação não fica nada aquém das anteriores.

Sem comentários: