sexta-feira, 14 de março de 2008

A Change Of Seasons - DREAM THEATER


1 A Change of Seasons 23:06
i The Crimson Sunrise
ii Innocence
iii Carpe Diem
iv The Darkest of Winters
v Another World
vi The Inevitable Summer
vii The Crimson Sunset
2 Funeral for a Friend (Love Lies Bleeding) (Elton John) 10:49
3 Perfect Strangers (Deep Purple) 5:33
4 The Rover/Achilles Last Stand/The Song Remains the Same (Led Zeppelin) 7:28
5 The Big Medley (Pink Floyd/Kansas/Queen/Journey/Dixie Dregs/Genesis) 10:34

Em 1995 os Dream Theater lançaram este EP que contêm uma faixa original, o épico "A Change Of Seasons" de 23 minutos de duração, e é preenchido no restante com uma actuação da banda perante os fãs em Londres, no Ronnie Scott's Jazz Club, em que se divertem a tocar exclusivamente versões de bandas que gostam, e que muito provavelmente foram grande influência da banda. Tal apresentação de trabalho pode assustar muita audiência, nem todos estão dispostos a ouvir uma faixa de 23 minutos a menos que se seja um grande apreciador de música, ou nomeadamente de Rock Progressivo em que os temas são maioritariamente grandes suites, ou então um grande fã da banda. Não foi feito com intuito comercial, obviamente.
A longa suite "A Change Of Seasons" é composta por sete partes em que há um pouco de tudo, a introdução, e o fecho, acústico, potentes partes instrumentais, assim como outras dinâmicas mais algumas sequências cantadas por Labrie. Apesar de ser bastante longo não é um tema maçudo e se nos deixarmos absorver por ele até parece bem mais pequeno.
O resto do album é então composto por uma actuação em Londres num concerto para fãs e a banda entretêm(se) com diversas covers. São óbvias referências às influências da banda que começam com "Funeral For A Friend (Love Lies Bleeding)", tema de abertura desse grandioso album de Elton John que é "Goodbye Yellow Brick Road" e que à partida nada teria a ver com este som mas esta peça é de facto um grande tema que encaixa perfeitamente na sonoridade mais progressiva dos Dream Theater. "Perfect Strangers" dos Deep Purple é igual a ele mesmo e de seguida vem um pequeno medley com três temas de Led Zeppelin, "The Rover" serve de introdução para "Achilles Last Stand" e o riff de " The Song Remains The Same" serve para encerrar, práctico e útil. A terminar vem "The Big Medley" e aqui a coisa tem impacto, mas mais pelos temas em si do que pela execução dos mesmos. São 6 temas colados entre si e exceptuando "In The Flesh" dos Pink Floyd, que é tocado na totalidade, os restantes temas resumem-se às passagens mais conhecidas, mais uma vez de forma bastante práctica.
A parte ao vivo pode-se apontar como sendo um bocado mal aproveitada uma vez que o nivel de músicos permitia que fossem mais ousados e dessem novas roupagens aos temas mas nota-se claramente que a intenção era somente entreter e passar um bom bocado sem querer provar nada.

Sem comentários: