domingo, 24 de fevereiro de 2008

Thriller (w/ bonus tracks) -MICHAEL JACKSON


1 Wanna Be Startin' Somethin' 6:02
2 Baby Be Mine (Temperton) 4:20
3 The Girl Is Mine 3:42
4 Thriller (Temperton) 5:57
5 Beat It 4:17
6 Billie Jean 4:53
7 Human Nature (Bettis, Porcaro) 4:05
8 P.Y.T. (Pretty Young Thing) (Ingram, Jones) 3:58
9 The Lady in My Life (Temperton) 4:59
10 Interview with Quincy Jones 2:19
11 Someone in the Dark (Bergman, Bergman, Temperton) ** 4:47
12 Interview with Quincy Jones 2:04
13 Billie Jean (Home Demo From 1981) 2:20
14 Interview with Quincy Jones 3:10
15 Interview with Rod Temperton 4:03
16 Interview with Quincy Jones 1:32
17 Voice-Over Session from Thriller by Vincent Price 2:52
18 Interview with Rod Temperton 1:56
19 Interview with Quincy Jones 2:01
20 Carousel (Sembello, Freeman) ** 1:49
21 Interview with Quincy Jones 1:17
** Nunca editado

Chamo desde já a atenção para o facto de esta edição não ser a que foi editada por estes dias e que comemora os 25 anos do album, e vem tambem com alguns extras, incluindo um dvd. A que aqui apresento é uma edição especial de 2001, recheada com bonus tracks que curiosamente não fazem parte dos extras da edição dos 25 anos, exceptuando a gravação da sessão de Vincent Price.
É um album que dispensa qualquer apresentação, basta referir que continua a deter o estatuto do album mais vendido de sempre. Em 1982 Michael Jackson, com Quincy Jones a produzir, tornava-se no Rei da Pop, tal foi o êxito que este trabalho obteve. Recheado de êxitos, todos bem trabalhados e muito bem produzidos, evidenciam um album criado para vencer em todos os aspectos coincindindo na altura perfeita com uma MTV que começava a mostrar o que anteriormente só se podia ouvir, e no campo do vídeo este album tambem apresentou um excelente trabalho, o mini-filme criado para o tema "Thriller" foi na altura revelador e os seus efeitos especiais deliciaram todo o mundo.
Lugar de destaque tambem para três convidados muito especiais, o famoso actor de filmes de terror Vincent Price que emprestou a sua voz para a declamação final em "Thriller", delirante, o ex-Beatle Paul McCartney que disputa, com Michael Jackson, a rapariga desse belo tema que é "The Girl Is Mine", e o virtuoso guitarrista Eddie Van Halen, em bastante voga na altura, que criou o solo de "Beat It".
Os temas são practicamente perfeitos e foram criados para encaixar em diversos géneros, "Beat It" é practicamente Rock e juntamente com "Wanna be Startin' Somethin'", "Thriller" e "Billie Jean" deliciaram muitas pistas de dança, "Baby be Mine" e "P.Y.T" são R'n'B, "The Girl is Mine" tem uma estrutura inteligente e humorística, "The Lady in My Life" é a balada que encerra e "Human Nature" é a pérola do album. Os arranjos são muito cuidados com muitos pormenores a pontuarem por todo o lado, uma audição atenta com auscultadores revela-se prolífera. Os metais aparecem cirurgicamente, assim como alguns arranjos de violinos e os fraseados das guitarras electricas.
Os extras são tambem eles bastante interessantes, temos uma demo de 1981 para "Billie Jean", e dois temas que nunca tiveram edições; "Someone in The Dark", que conforme explica Quincy Jones foi um tema feito para o filme, tambem vencedor na altura, "E.T." mas que ficou de fora da banda sonora, o outro tema que vem nos extras é "Carousel" que foi excluído do alinhamento inicial de "Thriller" por um pormenor engraçado que revelou "Human Nature" escondido numa demo que se esqueceram de apagar. Claro que não posso deixar de referir ainda nos extras a sessão de gravação de Vincent Price em que se ouve a sua declamação completa, incluindo o 2º verso que não aparece no disco.
É emocionante voltar a descobrir este album.

Sem comentários: