quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Journey In Satchidananda - ALICE COLTRANE


1 Journey in Satchidananda 6:35
2 Shiva-Loka 6:32
3 Stopover Bombay 2:51
4 Something About John Coltrane 9:39
5 Isis and Osiris 11:29

É interessante saber primeiro o significado de Satchidananda, para quem não sabe e eu não sabia. Swami Satchidananda era um Indiano, figura religiosa, adepto de Yoga e professor espiritual, que ganhou bastantes adeptos no Ocidente e nomeadamente nos Estados Unidos da América, em finais dos anos 60, onde se integrou como cidadão. Ao fazer o discurso de abertura do Festival Woodstock, em 1969, tornou-se uma figura bastante popular. Entre os seus mais famosos discípulos encontravam-se Allen Ginsberg, Carole King e Alice Coltrane.
Alice Coltrane, víuva do grande músico que era John Coltrane, falecida em Janeiro do ano passado era uma Pianista, Organista e Harpista. Neste Cd de 1970 Alice aparece mais com a Harpa deixando o Piano para dois temas, "Stopover Bombay" e "Something About John Coltrane". É um trabalho esotérico em que Alice afirma ter-se inspirado totalmente no seu contacto com este homem cheio de espiritualidade, e temos assim um som que se divide entre o Jazz e um instrumento chamado Tamboura, um dos instrumentos Indianos mais antigos, executado por Tulsi e que enche a atmosfera com o seu som hipnotizante muito semelhante à Cítara. Figura fundamental neste trabalho, e parceiro de trabalho habitual, é Pharoah Sanders aqui só em Sax-Soprano. Cecil McBee revela-se nesta sessão como um contrabaixista dinâmico e marcante.
O último tema deste Cd, "Isis And Osiris", foi captado ao vivo no mesmo ano e tem Charlie Haden no Contra-Baixo e a presença de Vishnu Wood a tocar Oud, um instrumento de cordas do médio-Oriente semelhante ao Alaúde.
Alice só pede para que este album seja ouvido como uma forma de meditação e que desperte a espiritualidade de todos os que o ouvirem de uma forma interiorizada.

Sem comentários: