sábado, 5 de janeiro de 2008

Another Green World - BRIAN ENO


1 Sky Saw 3:27
2 Over Fire Island 1:51
3 St. Elmo's Fire 3:02
4 In Dark Trees 2:31
5 The Big Ship 3:01
6 I'll Come Running 3:50
7 Another Green World 1:41
8 Sombre Reptiles 2:21
9 Little Fishes 1:34
10 Golden Hours 4:00
11 Becalmed 3:56
12 Zawinul/Lava 3:00
13 Everything Merges With the Night 3:54
14 Spirits Drifting 2:36

Em 1975 já Brian Eno dava largas à imaginação, e neste album, o terceiro, já desenhava as suas peças através de um conceito estético elevado ao nível de criar autênticas imagens, ou paisagens, sonoras. São peças curtas, algumas bastantes minimalistas, mas que nos criam sensações de deleite sensorial e de uma forma um tanto ou quanto abstracta sentimo-nos confortáveis, como num mundo mais perfeito e harmonioso. Uma audição mais profunda e concentrada deste Cd leva-nos a imaginar que percorremos os corredores de uma exposição que vamos apreciando momento a momento.
"St.Elmo's Fire", "I'll Come Running" e "Golden Hours" são os esboços mais convencionais em formato canção Pop, longe dos conceitos mais comerciais são canções simples mas preenchidas com sonoridades mais vanguardistas, curiosamente estes três temas têm a participação de Robert Fripp na guitarra, ele que tambem é um arquitecto sonoro. "In Dark Trees" faz lembrar, em sentido inverso, a sonoridade criada por Eno para os U2 em "Passengers: Original Soundtracks 1", outra obra que sugere paisagens, cinematográficas neste caso. "Sombre Reptiles" têm sonoridade exótica, "Over Fire Island" sugere quase uma jam com cheirinho a jazz e o inicío com "Sky Saw" é uma forte introdução à obra.
Neste ambiente, ainda hoje vanguardista, Brian Eno conta com a presença de figuras como o já referido Robert Fripp, Phill Collins em bateria, John Cale em cordas, Percy Jones em Baixo Fretless ou Rod Melvin em Fender Rhodes.
"Another Green World" poderá ser sempre um outro mundo para onde podemos escapar em qualquer momento que necessitemos de fugir da monotonia que nos assola regularmente.

Sem comentários: