domingo, 13 de janeiro de 2008

Tinseltown Rebellion - FRANK ZAPPA


1 Fine Girl 3:31
2 Easy Meat 9:19
3 For the Young Sophisticate 2:48
4 Love of My Life 2:15
5 I Ain't Got No Heart 1:59
6 Panty Rap 4:35
7 Tell Me You Love Me 2:07
8 Now You See It- Now You Don't 4:54
9 Dance Contest 2:58
10 The Blue Light 5:27
11 Tinseltown Rebellion 4:35
12 Pick Me, I'm Clean 5:07
13 Bamboozled by Love 5:46
14 Brown Shoes Don't Make It 7:14
15 Peaches III 5:01

Editado em 1981 Tinseltown Rebellion é mais um album de Frank Zappa gravado ao vivo, mas como de costume não foi captado num só local, "Easy Meat", por exemplo, é apresentado, captado, em 2 locais distintos e com a introdução de mais vozes e teclados, na parte clássica, feita em estúdio. O tema "Fine Girl" que abre este trabalho é a única faixa neste album que foi totalmente gravada em estúdio, foi aqui incluída com o intuito das rádios mais conservadoras terem um tema que pudessem passar nas suas emissões de forma a haver uma pequena chance das pessoas terem conhecimento da existência deste album, tal como dito por Zappa nas notas deste Cd, mais directo não podia. Dois momentos bastante interessantes são o tradicional concurso de dança e uma divertidissíma colecta de roupa interior, feminina, junto da audiência.
Falando do album em si há de tudo um pouco com a qualidade, disciplina, humor e à vontade habitual das bandas de Zappa e por aqui encontramos nomes como Steve Vai na Guitarra, Vinnie Colaiuta na Bateria, Peter Wolf e Tommy Mars nos teclados, Arthur Barrow no Baixo ou Warren Cucurullo em Guitarra. Encontrei por aqui algumas formulas que Zappa virá a utilizar em albuns posteriores, "Love of My Life" virá a ser utilizado no album "Them Or Us" como o tema "The Closer You Are", em "The Blue Light" Zappa usa o mesmo tipo de discurso que virá a usar em "The Man From Utopia" no tema "The Jazz Discharge Party Hats", e uma parte de "Tell me You Love Me" virá a ser utilizada em "Broadway the Hard Way" no tema "Why Don't You Like Me?", truques que Zappa sempre soube usar e bem. "Bamboozled By Love" é uma peça forte neste album, um tema Blues com garra. "Brown Shoes Don't You Make It" é um dos temas obrigatórios, que retrata mordazmente a perda da inocência na adolescência e "Peaches III", a finalizar o album, é mais uma variação do tema "Peaches In Regalia" do album "Hot Rats", aqui na 3ªversão apresentada em disco, daí a designação "III".
Como já referi em albuns anteriores de Zappa, não há conotação de Zappa com nenhum género de música em particular mas acho que nesta edição Zappa caí um pouco mais para os lados do Rock, mas como sempre acaba por haver de tudo.

Sem comentários: