domingo, 30 de dezembro de 2007

Make a Jazz Noise Here - FRANK ZAPPA - CD02


1 The Black Page 6:45
2 T'Mershi Duween 1:42
3 Dupree's Paradise 8:34
4 City of Tiny Lites 8:01
5 Royal March from l'Histoire du Soldat (Stravinsky) :59
6 Theme from 'The Bartok Piano Concerto #3 (Bartok) :43
7 Sinister Footwear, 2nd Movement 6:39
8 Stevie's Spanking 4:25
9 Alien Orifice 4:15
10 Cruisin' for Burgers 8:27
11 Advance Romance 7:43
12 Strictly Genteel 6:36

Este segundo Cd segue uma linha mais coerente, enquanto no primeiro Cd os temas passam por improvisações louquissímas, quase avacalhadas em que tudo parece ser permitido, neste segundo Cd as peças são mais contidas, a improvisação mantêm-se mas mais controlada, e tambem temos mais solos de Zappa em guitarra. Este Cd tambem apresenta mais vocalizações, "City of Tiny Lights", "Stevie's Spanking", "Cruisin' for Burgers" e "Advance Romance", e uma peça de Stravinski e outra de Bartok ambas sob arranjo de Scott Thunes, o baixista de serviço.
A banda em si é de facto um grande ponto aqui, como noutros albuns de Zappa, Chad Wackerman na Bateria é imparável e minuncioso, Scott Thunes no Baixo complementa perfeitamente a secção ritmica, o naipe dos sopros é provavelmente a secção que mais se nota nestes cds dada a sua forte presença e sonoridade, Ed Mann é fundamental na Marimba. Bobby Martin, nos teclados, Mike Keneally e Ike Willis completam a equipa divertida que assegura as partes vocais e guitarras. Fazer parte de uma banda destas deve ser de facto uma experiência única e inesquecível, a riqueza, o humor, o à vontade, isto tudo, claro, depois de muito bem ensaiados e prontos para enfrentar todo o tipo de audiências e surpresas.
Volto aqui a repetir que apesar do título este Cd não tem nada a ver com Jazz, nem com qualquer outro género musical e é isso que faz de Zappa um compositor, e performer, genial. Zappa simplesmente gostava de fazer música sem qualquer espécie de conectividade com géneros, que são mais que muitos. Parafraseando Zappa "falar sobre música é como dançar sobre arquitectura".


Sem comentários: