domingo, 2 de dezembro de 2007

L.A. Woman - THE DOORS

Side 1
1 The Changeling 4:21
2 Love Her Madly 3:20
3 Been Down So Long 4:12
4 Cars Hiss by My Window 4:41
5 L.A. Woman 7:53
Side 2
1 L' America 4:38
2 Hyacinth House 3:12
3 Crawling King Snake (Hooker) 5:00
4 The WASP (Texas Radio and the Big Beat) 4:15
5 Riders on the Storm 7:15
Foi o último album dos Doors com Jim Morrison, lançado em 1971, o ano da morte de Morrison. Os Doors encerram em grande forma sem saber que esta seria a última gravação com Jim Morrison, à altura em decadência total devido ao vicío do alcool, e é já com Morrison na Europa, em Paris para não mais voltar, que o album vê a luz do dia.
É um album de Blues, ou melhor, o grande album de Blues dos Doors, o album que Morrison sempre quis. Excepção para "Love Her Madly", tema mais comercial a lembrar os primeiros tempos da banda, "Hyacinth House" é dominado pelo orgão de Ray Manzarek com passagem por Chopin, e "Riders on the Storm" é hipnótico, encerra este album como "The End" encerrou o primeiro album da banda. O resto é pura e simplesmente Blues em grande estilo, com direito a versão de John Lee Hooker em "Crawling King Snake". "Been Down so Long", "Cars Hiss by my Window", "L.A.Woman" e "Crawling King Snake" contam com a presença de uma segunda guitarra, ritmo, de Marc Benno, e há a presença, no album, do baixista Jerry Scheff que viria, na mesma altura, a tornar-se no baixista de Elvis Presley.
"Been Down So Long" é um grande tema, o meu favorito, com um bom fraseado de guitarra, logo seguido do pausado "Cars Hiss by my Window" que termina com um "solo" de Morrison a imitar uma guitarra. "The Wasp" tambem é poderoso com o tempo marcado por um riff construido entre a guitarra e o baixo.
Foi o fim do capítulo, e o início da lenda, para uma banda que surge na altura certa, com o líder certo. A altura em que se deram a conhecer, 1967, era conflituosa e Morrison foi dos líderes mais conflituosos de que a história do Rock tem memória. A sua morte prematura ajudou a criar a lenda.

Sem comentários: