segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Taming The Tiger - JONI MITCHELL


1 Harlem in Havana 4:25
2 Man from Mars 4:09
3 Love Puts on a New Face 3:46
4 Lead Balloon 3:38
5 No Apologies 4:17
6 Taming the Tiger 4:18
7 The Crazy Cries of Love 3:54
8 Stay in Touch 2:59
9 Face Lift 4:41
10 My Best to You (Jones, Willadsen) 2:52
11 Tiger Bones 4:22

Em 1998 Joni Mitchell brindou-nos com mais um Cd, pleno de complexas harmonias mas que tão bem nos soam. Wayne Shorter no Sax-Soprano, Brian Blade na Bateria, Larry Klein no baixo e Greg Leisz em Pedal Steel acompanham esta respeitadissíma senhora, tão cuidadosa nas suas obras, e complementam o seu trabalho ajudando a criar a sonoridade jazzística que por aqui paira, excepção para os cinco temas em que Joni Mitchell faz tudo maioritariamente. Wayne Shorter é já um repetente nestas andanças e fica sempre tão bem o seu som de Sax-Soprano. Brian Blade é um baterista minuncioso capaz de criar o ambiente cuidado deste tipo de trabalho, aqui mais como percussionista do que baterista.
Tal como as outras obras de Joni Mitchell são peças com estruturas pouco convencionais, diria mesmo que filosoficamente elaboradas, é preciso apanhar o espírito destes trabalhos e depois de se entrar neles é fácil entender o que não estava evidente. Não há mensagens escondidas só um gosto instituído de criar música de uma forma bem elaborada e prazerosa, não são obviamente peças de que se goste numa primeira audição, é necessário ir entrando e saboreando estas "pequenas" canções, mas tão envolventes.
Uma das grandes particularidades deste album é a utilização por Joni Mitchell de um sintetizador de guitarra, o que lhe possibilitou a utilização de novos sons criados a partir de sons de guitarra e orquestra, os mais explicítos aqui, e permitiu tambem acabar com o problema das afinações.
A única faixa que saliento neste Cd, sem qualquer critério qualitativo, é "Lead Balloon" que é a faixa mais convencional, uma toada mais Rock com Michael Landau na guitarra eléctrica e um registo pouco habitual em trabalhos anteriores de Mitchell, as restantes faixas são as tais canções que Joni Mitchell tão bem cria e partilha com quem adquire os seus trabalhos.

Sem comentários: