quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Emerson, Lake & Palmer - EMERSON, LAKE & PALMER


Side A
1 The Barbarian (Adapted from Bela Bartok's "Allegro Barbaro") 4:35
2 Take a Pebble 12:39
3 Knife-Edge (Adapted from Janaceck's "Sinfonietta") 5:10
Side B
1 The Three Fates: Clotho/Lachesis/Atropos 7:47
2 Tank 6:53
3 Lucky Man 4:40
Foi o primeiro album deste extraordinário trio, datava o ano de 1970, o ano do nascimento deste escriba. Foi fabulosa a forma como o trio se apresentou neste primeiro album, de tal maneira imponentes, tão poderosos e seguros que os dotes virtuosos dos três elementos impressionam facilmente. Keith Emerson, nos teclados, impressiona pela ligeireza com que passeia os dedos pelo Piano e pela forma agressiva como ataca o Orgão. Nota-se a escola clássica a ser aplicada como grande influência e bem incorporada nos temas "The Barbarian", o primeiro do Lp e que é uma adaptação da peça "Allegro Barbaro" de Bela Bartok, e tambem em "Knife-Edge" que é uma adaptação da peça "Sinfonietta" de Janaceck. Carl Palmer é um extraordinário baterista, em constante ritmo, sempre a marcar os andamentos e que tem direito a solo em "Tank". Greg Lake empresta a sua bela voz, toca o Baixo e tambem Guitarra, e é dele o êxito que foi "Lucky Man" o tema em Guitarra acústica que encerra o album e que é a peça mais convencional deste album, uma bonita melodia.
"Take a Pebble" é um longo tema, escrito por Greg Lake, com três andamentos diferentes; a introdução cantada, o devaneio de Keith Emerson no Piano, e um interregno para um solo de Guitarra acústica de Greg Lake, para depois acabar como começou. São 12 longos minutos mas que sabem tão bem. "The Three Fates" é uma peça semelhante, em andamentos, escrita por Keith Emerson que entra violentamente na peça introduzindo o Orgão de uma forma louca e apaixonada, tal como um autêntico Dr.Phibes. Acalma um pouco com um pequeno solo de Piano a que em seguida junta o trio para concluir a peça.
É de facto impressionante a forma como este Trio, pouco convencional na altura e até ainda hoje, conseguia esta sonoridade progressiva, cheia de energia e tão carregada de paixão e inventividade. Eram de facto 3 magníficos músicos e muito criativos.

Sem comentários: