quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Haunted Heart - CHARLIE HADEN QUARTET WEST


1 Introduction :37
("The Warner Bros. Logo Fanfarre", 1937, composed by Max Steiner followed by the introducion to "The Maltese Falcon", 1941, composed by Adolph Deutsch)
2 Hello My Lovely (Haden) 6:47
3 Haunted Heart (Dietz, Schwartz) 9:12
(Jo Stafford sings "Haunted Heart" with Paul Weston and His Orchestra in December, 1947)
4 Dance of the Infidels (Powell) 3:50
5 The Long Goodbye (Broadbent) 6:30
6 Moonlight Serenade (Miller, Parish) 9:08
7 Lennie's Pennies (Tristano) 5:15
8 Ev'ry Time We Say Goodbye (Porter) 4:18
(Jeri Southern sings "Ev'ry Time We Say Goodbye" and plays piano with Dave Barbour Trio in March, 1954)
9 Lady in the Lake (Broadbent) 6:09
10 Segment (Parker) 5:32
11 The Bad and the Beautiful (Raskin) 5:32
12 Deep Song (Cory, Cross) 6:05
(Billie Holiday sings "Deep Song" with Bob Haggart and His Orchestra in February, 1947)

Excelente Cd este, em 1991. Charlie Haden (contrabaixo) e o seu Quartet West (Ernie Watts-Saxofone Tenor, Alan Broadbent- Piano e Larance Marable-Bateria), evocam aqui a sonoridade dos filmes de Hollywood nas décadas de 40/50. É a Hollywood desta época que serve de inspiração a Charlie Haden, tambem ele um amante da 7ª arte, que concebeu este album como se de um filme se tratasse. Para tal recorre à samplagem de alguns temas da sua colecção particular, em vinil, para dar ainda mais ênfase ao tipo de som pretendido. Logo a começar, o Cd, a introdução é feita ao som do Logo da Warner Bros. "Fanfarre". Charlie Haden explica que muitos filmes americanos, na década de 40, tinham fanfarras para fazer a introdução ao filme, como tal ele utiliza esta fanfarra, escrita por Max Steiner, que foi muitas vezes usada para introdução de filmes da Warner Bros., e que faz aqui a introdução ao filme "The Maltese Falcon" para logo de seguida entrar a primeira composição deste trabalho, "Hello My Lovely" um tema escrito pelo próprio Charlie Haden, inspirado pela L.A. de Raymond Chandler. Segue-se "Haunted Heart", escrito por Arthur Schwartz-Howard Dietz, uma linda balada primorosamente tocada e que de facto nos transporta a um qualquer filme que idealizemos na nossa cabeça imaginando-nos como personagens vivas desse episódio. No final do tema é inserido um sampler do mesmo tema cantando por Jo Stafford em 1947.
"Dance Of The Infidels" é um tema de Bud Powell e é Ernie Watts que toma as rédeas nesta peça, em que me faz recordar a sonoridade de Stan Getz.
"The Long Goodbye" e "Lady In The Lake", foram escritos por A.Broadbent. São duas belas composições, a primeira cai bem logo numa primeira audição pois tem uma melodia fácil de apanhar, na segunda a sonoridade já se volta a aproximar do contexto inicial e de novo nos sentimos como fazendo parte deste filme dirigido por Charlie Haden.
"Moonlight Serenade", Glenn Miller, é daqueles temas que se reconhecem logo, tantas vezes já ouvimos a sua melodia, a peça é longa e demorada mas bem executada, e Charlie Haden presenteia-nos com um pequeno solo logo no inicio do tema.
"Lennie's Pennies", de Lennie Tristano, e "Segment", de Charlie Parker, são dois temas muito dançaveis e são os momentos de maior acção desta obra.
"Ev'ry Time We Say Goodbye" é um clássico de Cole Porter em que o quarteto quase só faz a introdução pois a maior parte do tema é dominado pelo sampler de Jeri Southern, uma pequena homenagem de Charlie Haden a uma "velha" amiga.
"The Bad and The Beautiful" é a verdadeira banda sonora, aqui recuperada, e para terminar temos mais um belo tema, "Deep Song", em que o quarteto abre para terminar com um sampler, desta vez, da grande Billie Holiday.
Candidato a Óscar.

Sem comentários: