terça-feira, 7 de agosto de 2007

Classical Currents - LAURINDO ALMEIDA


Lado A:
The Breeze And I 3:56
(Adapted by T.Camarata from Ernesto Lecuona's "Andalucia")
My Reverie 2:21
(Melody based on Claude Debussy's "Reverie")
Till The End Of Time 2:54
(Based on Chopin's "Polonaise")
The Lamp Is Low 2:47
(Melody based on a theme from M.Ravel's "Pavane")
Baubles, Bangles and Beads 3:00
(Based on themes of A.Borodin)
Full Moon And Empty Arms 3:22
(Based on Rachmaninoff's "Piano Concerto nº2")
Lado B:
Moon Love 2:50
(Adapted from Tchaikovsky's "5th Symphony, 2nd movement")
My Prayer 3:52
(Based on Boulanger's "Avant de Mourier")
My Moonlight Madonna 2:39
(Adapted from Fibich's "Poeme")
Our Love 2:50
(Based on Tchaikovsky's "Romeo and Juliet")
When I Write My Song 3:33
(Based on a theme form Saint-Saens' "Samson and Delilah")
Theme From The Warsaw Concerto 4:27

Este LP foi gravado em Julho de 1969. Os arranjos e a direcção de orquestra ficaram por conta de Larry Cansler, Lex de Azevedo e Pete King, a produção é de Sonny Burke. O album tem como sub-titulo "Electronic Excursions". O músico de serviço é Laurindo Almeida em "guitarra classica electronica".
O sub-titulo e a "guitarra clássica electrónica" foram os despoletadores da minha curiosidade em relação a este disco, afinal a dita guitarra é uma guitarra clássica electrificada, hoje em dia tão comum mas, à época uma inovação electronica, e nada mais que Laurindo Almeida para a explorar, ele que tão bem conhecia o repertório clássico, e era um excelente executante do dito instrumento.
O que este album nos dá a ouvir são peças actuais, à época, que foram adaptadas de obras clássicas de compositores como Tchaikovsky, Debussy ou Ravel, entre outros. Uma orquestra "Lounge", se tal designação existe, acompanha Laurindo Almeida à guitarra criando uma nova roupagem, ou versões, destes 12 temas, volto a repetir que as peças clássicas referidas só serviram de inspiração. E que bem que elas soam, não é um trabalho maçudo nem chato, pelo contrário, tem uma sonoridade muito interessante e em moda na altura, a fazer lembrar as orquestrações tão tipicas de Burt Bacharach. Laurindo Almeida cumpre o seu papel sem grandes esforços, apesar de ser considerado um virtuosista da guitarra, não aparenta aqui ter necessitado de empregar grande técnica de execução pois parece perfeitamente à vontade no contexto, que para ele tambem não era novidade.
Uma obra curiosa a descobrir e saborear.

Sem comentários: