domingo, 12 de agosto de 2007

12 x 5 - ROLLING STONES


1 Around and Around (Berry) 3:04
2 Confessin' the Blues (Brown, McShann) 2:48
3 Empty Heart 2:38
4 Time Is on My Side (Ragovoy) 2:54
5 Good Times, Bad Times 2:31
6 It's All Over Now (Womack, Womack) 3:27
7 2120 South Michigan Avenue (Nanker Phelge) 3:39
8 Under the Boardwalk (Resnick, Young) 2:47
9 Congradulations 2:29
10 Grown Up Wrong 2:06
11 If You Need Me (Bateman, Pickett, Sanders) 2:05
12 Susie Q (Broadwater, Hawkins, Lewis) 1:50
Que grande confusão que este LP gerou aqui por casa. Tendo-o adquirido em Maio de 1991, numa troca de discos, este disco não vêm com a capa original. Vêm com a capa de um disco dos Rolling Stones mas de uma colectânea de 1969, ora como tal parti sempre do principio de que este , 12 x 5, tambem era uma colectânea, não sabia era de que ano uma vez que a rodela central só tem o nome das músicas e respectivos autores. Na altura tambem não havia Internet, a qual tem sido uma grande ajuda para descobrir situações do género. Hoje em dia basta-nos teclar o nome de um album, ou de uma banda, ou de quem, ou o que quer que seja, e lá está tudo aquilo que sempre quisemos saber mas nunca tivemos coragem de perguntar. Em 1991 a única forma de pesquisa seria recorrer a livros, jornais, ou a algum entendido na matéria que pudesse saber mais qualquer coisita acerca do pretendido.
Ora com isto tudo acabo por descobrir, passados 16 anos sobre a aquisição desta preciosidade, que é nem mais nem menos que o 2º album dos Rolling Stones editado em 1964. Reconheço ser uma grande falha minha não o ter descoberto mais cedo, mas sempre tive ideia de que os dois primeiros albuns da banda seriam só de versões, e este já inclui quatro originais de Jagger, Richards, no entanto não é só uma questão de distração minha, pois de facto o 2ºalbum dos Rolling Stones é "Rolling Stones nº2", a confusão aqui advêm de que este "12x5" teve edição só nos Estados Unidos, sendo por isso considerado o 2ª album da banda nos EUA. Assunto esclarecido.
O album provêm de uma sessão de gravações da banda, em território americano por altura da 1ªdigressão, nos famosos estudios da Chess, entretanto alguns temas foram gravados em Londres. Parece que Muddy Waters terá mesmo ajudado a banda a carregar o seu material para dentro do estudio americano. Da sessão americana sairam "Around And Around", "Confessin' The Blues", "Empty Heart", "Good Times Bad Times", "It's All Over Now", "2120 S. Michigan", e "If You Need Me".
São os Rolling Stones tal como começaram, partindo dos Blues, e alguma Soul, para a conquista do titulo de maior banda de "Rock'N Roll do mundo".

Sem comentários: