domingo, 29 de agosto de 2021

Birds Of Fire - MAHAVISHNU ORCHESTRA


1 Birds Of Fire (J. McLaughlin)   5:43
2 Miles Beyond (J. McLaughlin)   4:40
3 Celestial Terrestrial Commuters (J. McLaughlin)   2:55
4 Sapphire Bullets Of Pure Love (J. McLaughlin)   0:21
5 Thousand Island Park (J. McLaughlin)   3:20
6 Hope (J. McLaughlin)   1:55
7 One Word (J. McLaughlin)   9:55
8 Sanctuary (J. McLaughlin)   5:02
9 Open Country Joe (J. McLaughlin)   3:53
10 Resolution (J. McLaughlin)   2:09

A primeira formação da Mahavishnu Orchestra de John McLaughlin transmitia uma carga de energia tão intensa que havia dificuldade em catalogá-la como rock ou como jazz. Era uma sonoridade tão exótica e tão saturada que por vezes encontrava o equilíbrio certo através das sequências mais dinâmicas, cuja complexidade e os pontuais momentos de improvisação logo empurram para o jazz
Eram ainda os primeiros anos da música de fusão, que entretanto alcançava um estatuto semelhante ao rock pela sua proximidade de estilo/força e onde angariava a sua energia e rebeldia que seria depois expandida através do virtuosismo e da experiência dos seus elementos como músicos de jazz.

Birds Of Fire foi editado em 1973 como o segundo registo oficial deste coletivo ainda composto pela formação original. A liderança do guitarrista britânico John McLaughlin serviu sempre a imagem do grupo, tendo aqui ao seu lado o violinista Jerry Goodman, o teclista Jan Hammer, que aqui gravava pela primeira vez com um sintetizador (neste caso um mini-moog), o baixista Rick Laird e o baterista Billy Cobham, que gravava pela primeira vez com bombo duplo. Com execeção para Jerry Goodman, toda a banda tinha já algum historial em formações de jazz.

Uma poderosa demonstração de virtuosismo e de destreza, o álbum sustenta-se ncapacidade de leitura de um coletivo bem oleado e já preparado para o "confronto" em solos desmedidos. A estabilidade do registo está assegurada pela qualidade técnica dos seus elementos e é desta forma que o alinhamento se dispõe em momentos excitantes como "Birds Of Fire", "Celestial Terrestrial Commuters" ou a notável "One Word", e por vezes se contém em peças como a sobriedade acústica de "Thousand Island Park" ou a espiritualidade de "Sanctuary"

Depois há momentos distintos como "Miles Beyond", um tributo a Miles Davis que tem como base "Mademoiselle Mabry (Miss Mabry)", original de Miles Davis, que por sua vez assentava na base de "The Wind Cries Mary", original de Jimi Hendrix. "Thousand Island Park" destaca-se pela elegância de ser a única peça acústica do álbum, um momento de sobriedade para um trabalho tão irrequieto, cuja execução é feita em formato de trio (guitarra, piano e baixo). "Open Country Joe" começa como um momento descontraído que McLaughlin logo se encarrega de complicar, uma peça que navega algures entre a naturalidade do country/rock e a complexidade da fusão. "One Word" é a peça mais extensa do registo e manifesta-se como um diálogo de virtuosismo entre músicos e instrumentos. Um momento em que todos brilham individualmente mas é de facto a organização do diálogo pergunta/resposta, a meio da peça, que mais se destaca. 

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