quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Mingus Dynasty - CHARLES MINGUS AND HIS JAZZ GROUPS


1 Slop (C. Mingus)   6:14
2 Diane (C. Mingus)   7:28
3 Song With Orange (C. Mingus)   6:47
4 Gunslinging Bird (C. Mingus)   5:12
5 Things Ain't What They Used To Be (M. Ellington)   7:35
6 Far Wells, Mill Valley (C. Mingus)   6:11
7 Never Now Know How (C. Mingus)   4:12
8 Mood Indigo (I. Mills/B. Bigard/D. Ellington)   8:12
9 Put Me In That Dungeon (C. Mingus)   2:51
   Bónus Track
10 Strollin' (C. Mingus/G. Gordon)   4:33      

O contrabaixista e compositor norte americano Charles Mingus será sempre recordado como um dos gigantes do jazz, em todos os aspetos. A sua genialidade revelou-se pela forma inovadora como procurava romper com a composição mais clássica do jazz através das suas próprias composições. As suas peças fragmentavam-se em secções diferenciadas evidenciando uma forma de composição complexa e vanguardista, com reminiscências classicistas, em que incitava os seus músicos a desenvolver a sua individualidade evitando a imitação do estilo dos mestres.

"Mingus Dynasty" foi gravado em duas sessões, em novembro de 1959, e editado em 1960. As gravações foram feitas praticamente pelo mesmo ensemble, que sofre ligeiras alterações entre as duas sessões. O álbum inclui-se num dos períodos mais criativos de Charles Mingus e revela-se como uma peça de trabalho excitante e irrequieta, executado por uma banda estável e muito ativa que está sempre em constante "movimento". A introdução das peças dificilmente revela o tema e as mudanças de andamento sucedem-se criando momentos díspares mas muito bem enquadrados na sua estrutura original.

Com a exceção das peças "Things Ain't What They Used To Be" e "Mood Indigo", ambas são nobre legado do clã Ellington, o restante alinhamento é da total autoria de Charles Mingus. "Diane", assim renomeada em honra de Diane Dorr-Dorynek, então companheira de Mingus, demonstra alguma influência do período romântico que caraterizou a música europeia em finais do século XIX e inícios do século XX. A peça é introduzida por algum deste caráter classicista até entrar na sua bonita melodia e no detalhado solo de piano de Roland Hanna. A originalidade de "Far Wells, Mill Valley" é outro dos pontos fortes do registo pela irregularidade da sua estrutura. Em "Gunslinging Bird" encontra-se um momento ritmicamente excitante em que o baterista Dannie Richmond se evidencia por abalar, da melhor forma, a contextura da peça. 

Esta reedição em formato cd inclui cinco peças que na edição original aparecem em versões editadas e que aqui surgem nas versões não editadas, o que permite perceber o entusiasmo dos músicos nas sessões. Há também a inclusão de uma faixa extra, "Strollin", com participação vocal de Honey Gordon.    

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