Lado A
1 King Kong (F. Zappa) 4:54
2 Idiot Bastard Son (F. Zappa) 4:00
3 Twenty Small Cigars (F. Zappa) 5:35
4 How Would You Like To Have A Head Like That (Jean-Luc Ponty) 7:14
Lado B
1 Music For Electric Violin And Low Budget Orchestra (F. Zappa) 19:20
2 America Drinks And Goes Home (F. Zappa) 2:39
Em 1967, o jovem violinista francês Jean-Luc Ponty era um dos músicos convidados a participar na edição desse ano do festival Monterey Jazz, na califórnia. A atuação de Ponty causou grande sensação entre o público norte-americano, onde se encontrava o produtor Richard Bock que logo contratou Ponty para gravar para a sua editora World Pacific. Após algumas gravações e atuações com o pianista norte americano George Duke, Bock propôs um trabalho sob a supervisão de Frank Zappa.
A abordagem a Frank Zappa foi feita na mesma altura em que este trabalhava ainda nas gravações de Hot Rats. Bock apresentou o trabalho que Ponty estava a gravar em solo norte-americano e entretanto o violinista francês já estava a gravar para uma das músicas de Hot Rats. Consequentemente, desenvolveu-se um interesse recíproco pelo trabalho de ambos os músicos e foi desta forma que Zappa aceitou trabalhar como compositor e arranjador do trabalho seguinte de Ponty.
Editado em 1970, King Kong é o resultado de uma parceria com tanto de invulgar como de genialidade. Um registo totalmente instrumental e desprovido de qualquer caráter comercial, tal como Zappa gostaria de descrever, King Kong, à semelhança do já referido Hot Rats, move-se nos terrenos do jazz de fusão que começava, por esta altura, a desenhar os seus contornos. O alinhamento do álbum é constítuido por cinco composições de Zappa, três delas já tinham sido utilizadas em alguns dos seus trabalhos anteriores, e uma peça original de Ponty, "How Would You Like To Have A Head Like That", em que Zappa tem uma pequena participação em guitarra elétrica, naquela que é a sua única aparição no registo como músico executante.
A peça central deste trabalho é a longa suite "Music For Electric Violin and Low Budget Orchestra", assim denominada, muito provavelmente, pelo facto de Zappa ter solicitado uma orquestra de 97 elementos mas a peça acabou por ser gravada por uma formação com apenas 11 elementos. Nesta peça, dividida por duas partes, é possível encontrar elementos de jazz, rock e música contemporânea.
A sobriedade de "Twenty Small Cigars" desmarca-se das restantes peças de Zappa pelo puro deleite da delicada prestação de Ponty e do saxofonista Ernie Watts, sempre apoiados pelo piano de George Duke. "King Kong", "Idiot Bastard Son" e "America Drinks And Goes Home" são as músicas que Zappa já tinha gravado anteriormente, nomeadamente com os Mothers Of Invention, e que aqui são revisitadas com novos arranjos, mantendo o perfil original.
O violino foi sempre um instrumento mais associado com a música clássica. Os poucos exemplos da sua utilização no jazz não foram muito além do também francês Stéphane Grappelli, com Django Reinhardt, e Ray Nance, na orquestra de Duke Ellington. Ponty trouxe alguma frescura na recuperação da sonoridade das cordas de arco com a sua eletrificação e a música de fusão surgia como terreno propício para o seu desenvolvimento.
Através destas sessões, Zappa descobriu a qualidade técnica do pianista George Duke que, juntamente com Ponty, viria a integrar as suas próximas formações.
Sem comentários:
Enviar um comentário