sexta-feira, 23 de abril de 2021

Floodland - THE SISTERS OF MERCY


1 Dominion/Mother Russia   7:00
2 Flood I   6:22
3 Lucretia My Reflection   4:56
4 1959   4:10   
5 This Corrosion   10:55
6 Flood II   6:46   
7 Driven Like The Snow   6:27
8 Never Land (a fragment)   2:47   
   Additional Tracks
9 Torch   3:51   
10 Colours   7:17   
11 Never Land (full length)*   11:45
12 Emma (E. Brown/T. Wilson)   6:19  
     *previously unreleased

Quando os britânicos The Sisters Of Mercy iniciavam os preparos do que seria o seu segundo álbum em estúdio, a discórdia instalou-se dando início a um complicado processo de dissolução que opôs o vocalista Andrew Eldritch aos restantes elementos da formação. Tudo terminou com o abandono dos elementos dissidentes e com Eldritch a segurar firmemente a sua posição como líder e a assumir a "irmandade" como o seu próprio projeto.

Depois de algumas complicações, que implicaram a rápida gravação de um álbum numa semana sob a denominação The Sisterhood de forma a evitar que os elementos dissidentes pudessem utilizar o nome (tornar-se-iam nos The Mission), Eldritch avançou para a gravação deste trabalho acompanhado apenas da fiel parceria de Doktor Avalanche (que não passa de uma caixa de ritmos), do produtor Larry Alexander e de Patrícia Morrison (ex-baixista dos Gun Club). Morrison revelou-se uma forte aliada pelo poderio da sua imagem, surge bem evidenciada nas fotos que acompanham a edição e nos vídeos correspondentes. No final Eldritch seria desta vez confrontado por Patrícia Morrison numa questão de direitos autorais.

O perfil de Floodland começou a ser desenhado com a edição do single "This Corrosion" em setembro de 1987. Beneficiando da gloriosa produção de Jim Steinman, que permitiu a Eldritch o acesso a um estúdio bem avançado em termos tecnológicos e a grandiosidade da colaboração do coro da New York Choral Society composto por quarenta vozes, "This Corrosion" abria caminho para um álbum intenso e maquinal que cortava radicalmente com a sonoridade rock gótico inicial dos The Sisters Of Mercy em que a guitarra era um elemento preponderante. "Dominion", o segundo single retirado do álbum, foi também trabalhado por Jim Steinman e também conta com a participação do coro.

Floodland foi editado em novembo de 1987 e tal como previsto é um álbum brutal, diabólico e frio, em que Eldritch tem agora o controlo absoluto. A nova sonoridade é totalmente dominada por máquinas mas ainda contém algumas guitarras e baixos pontuais, destaque absoluto para a icónica linha de baixo da incontornável "Lucretia My Reflection", e até a inesperada e introspetiva "1959" composta apenas por piano e voz. Curiosamente, "Driven Like Snow" rebusca o título na letra de "Nine While Nine", uma música do álbum anterior, e até inclui uma passagem da letra pelo que se poderá considerar uma releitura.  

Eldritch assume todo o trabalho musical não atribuindo créditos a mais ninguém, apenas uma lista de agradecimentos, com exceção para o reconhecido trabalho de produção de Larry Alexander, e de Jim Steinman apenas nos já referidos singles. No que diz respeito à possível participação de Patrícia Morrison em algumas músicas, Eldricht garantiu, numa afirmação posterior, que ela não tocou uma única nota na gravação do disco.    

Na edição em formato cd encontram-se ainda quatro prendas não envenenadas, designadas como faixas adicionais. Tratam-se de músicas que foram editadas como lados B; "Torch" e "Colours" pertencem à versão 12" de "This Corrosion" e a versão de "Emma", um original dos Hot Chocolate que os The Sisters Of Mercy tocavam habitualmente ao vivo desde o início da formação, foi gravada em janeiro de 1988 e utilizada como lado b do single "Dominion". A faixa "Never Land" que encerra o álbum é apenas um excerto de uma versão maior que surge também aqui contemplada como bónus track.

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