sexta-feira, 9 de abril de 2021

People Are Strange - ECHO AND THE BUNNYMEN

 

Lado A
1 People Are Strange (The Doors)   3:33
Lado B
     The Bee (Swedish Radio and The Big Beat)
1 Paint It Black (Jagger/Richard)   3:15
2 Run Run Run (Reed)   3:41   
3 Friction (Verlaine)   4:35   

Do interregno de cerca de três anos, entre 1985 e 1987, que demorou para que os britânicos Echo And The Bunnymen concluíssem a gravação do que viria a ser o seu quinto álbum de originais, surgiu a versão de "People Are Strange", um original dos Doors, que seria apenas editada como single em 1987 e viria depois a ser utilizada na banda sonora original do filme "The Lost Boys", realizado por Joel Schumacher nesse mesmo ano.

A sessão de gravação de "People Are Strange" foi produzida por Ray Manzarek, o teclista original dos Doors, que ainda contribuiu com o peculiar solo de orgão. É uma versão muito fiel ao original, trata-se mais de uma interpretação do que uma tentativa de criar uma nova versão, e acaba por ser precisamente o inspirado solo de Ray Manzarek a fazer a grande diferença entre o original de 1967 e a frescura desta versão mais atualizada de 1987, que não desilude o fã mais obstinado da lendária banda norte-americana.

Aproveitando a ocasião do lançamento da versão de "People Are Strange" como parte integrante da banda sonora de "The Lost Boys" surgiu também esta edição em 12", no formato ep, que inclui ainda três outras versões que os Echo And The Bunnymen gravaram ao vivo em 25 de Abril de 1985 para uma rádio sueca, daí que o lado B esteja denominado como "The Bee" (Swedish Radio and The Big Beat) uma clara alusão a outro título dos Doors, "The WASP" (Texas Radio And The Big Beat). 

Tal como sucede com a versão de "People Are Strange", as três versões que os Echo And The Bunnymen gravaram ao vivo na Suécia são bastante fiéis aos originais e acabam por funcionar como uma espécie de tributo a bandas idolatradas. As bandas visadas são, respetivamente, os Rolling Stones, os Velvet Underground e os Television. Uma "brincadeira" muito bem sucedida e um bom motivo de interesse para curiosos.  

Sem comentários: