domingo, 18 de abril de 2021

Brother To Brother - GINO VANNELLI


Lado A
1 Appaloosa   4:41
2 The River Must Flow   3:47   
3 I Just Wanna Stop   3:36   
4 Love & Emotion   3:47   
5 Feel Like Flying   5:14
Lado B
1 Brother To Brother   7:14   
2 Wheels Of Life   4:10
3 The Evil Eye   4:10   
4 People I Belong To   3:57   

Em 1978 o vocalista italo-canadiano Gino Vannelli contou com a parceria dos seus irmãos Joe e Ross no processo de criação de "Brother To Brother", o seu sexto álbum de estúdio. A presença de Joe Vanneli era já habitual como teclista, arranjador e produtor, enquanto que as participações de Ross Vannelli eram mais casuais, chegou a fazer segundas vozes e algum trabalho de guitarra em registos anteriores do irmão. 

Desta vez foram os três irmãos que assumiram o controle total da gravação, garantindo o trabalho de produção e arranjos musicais. A intimidade, confiança e apoio desta unidade fraternal parece ter sido determinante na conclusão de "Brother To Brother" como um álbum admirável que se traduz na ligeireza e maturidade de um trabalho de classe, totalmente made in L.A.. O detalhe e precisão de canções impecáveis e modelares é efeito de uma sonoridade pop/rock cuidada em que, apesar de muito discreto, perfume do jazz se faz notar; e ainda há lugar para o surpreendente caráter progressivo da faixa homónima.

Detentor de um timbre vocal doce, quente e cativante, com laivos de romantismo, é obviamente Gino Vannelli quem atrai todas as atenções do registo mas é difícil ignorar a excelência dos músicos que participaram nesta sessão. Começando pelos irmãos Vannelli, Joe permanece como o teclista de serviço, uma presença e apoio fundamental na sonoridade dos álbuns do irmão, e Ross cinge-se às funções de produtor e arranjador, participa nas segundas vozes e assina duas músicas do alinhamento sendo uma delas o single "I Just Wanna Stop", que acabaria por se tornar num dos maiores êxitos da carreira de Gino Vannelli. Carlos Rios evidencia-se pela sua firmeza na guitarra elétrica e pela capacidade de criar solos muito melodiosos, na bateria está um marcante e irrequieto Mark Craney. Há dois excelentes baixistas creditados para este registo com o destaque a recair em Leon Gaer por ser realmente o baixista deste álbum e por se apresentar com uma sonoridade surpreendente e inovadora através da utilização de um baixo elétrico sintetizado. Jimmy Haslip está também creditado como baixista pela sua participação em "Feel Like Flying" e "People I Belong To", e ainda pelo solo de baixo na faixa homónima. Uma grande chamada de atenção para o papel preponderante das segundas vozes ao longo de todo o álbum.

É sempre complicado considerar um trabalho discográfico pela sua grandeza em detrimento de trabalhos semelhantes mas "Brother To Brother" é efetivamente um daqueles discos que merecia muito mais respeito e reconhecimento.

Sem comentários: