quarta-feira, 7 de abril de 2021

Midnite Vultures - BECK

 

1 Sexx Laws   3:39
2 Nicotine & Gravy   5:12   
3 Mixed Bizness   3:46
4 Get Real Paid   4:20
5 Hollywood Freaks   3:59
Peaches & Cream   4:53   
7 Broken Train   4:11   
8 Milk & Honey   5:17
9 Beautiful Way   5:35
10 Pressure Zone   3:06   
11 Debra   5:38

Ao sexto registo de estúdio, o norte-americano Beck Hansen volta a trocar as voltas com mais um trabalho que não segue a linhagem dos registos anteriores. Beck expande o seu universo artístico de álbum para álbum através de reinvenções sucessivas revelando-se como um músico/compositor multifacetado que mesmo não sendo de todo um virtuoso é bastante criativo e sabe tirar partido das suas referências musicais de forma a enriquecer o conteúdo das suas músicas. Ouça-se atentamente a miscelânea de elementos que povoam as suas composições e onde se podem encontrar as mais variadas referências, sons e efeitos, sem comprometer o seu trabalho.

Editado em 1999, Midnite Vultures é um registo confecionado no habitual caldeirão em que Beck acumula as suas ideias e de onde as vai depois retirando para montar o autêntico puzzle que são as suas músicas, um autêntico mixed biznessDesta vez Beck foi procurar inspiração nos terrenos escaldantes da música soul e do funk e a partir daí foi juntar os ingredientes necessários, mais um pouco de imaginação, e criou um trabalho enérgico e divertido onde as diversas ideias foram agrupadas a seu bel-prazer. 

A energia contagiante dos singles "Sexx Laws" e "Mixed Bizness" é a melhor amostra da estética pop/rock/soul/funk que domina quase todo o álbum mas ao longo do registo vai-se percebendo o quanto Beck foi também rebuscar ao extraordinário mundo de Prince; músicas como "Get Real Paid", "Peaches & Cream" e a indisfarçável "Debra" são um claro legado de Paisley Park, a que ainda se poderá juntar o exotismo da riqueza sonora de "Nicotine & Gravy" e a hilariante paródia hip-hop de "Hollywood Freaks".

As restantes músicas enquadram-se na habitual estética pop/rock que domina boa parte dos trabalhos anteriores com destaque para "Milk & Honey" como uma das peças obrigatórias deste álbum pela imponência de uma estrutura eletrificante, cuja secção final conta com a quase discreta presença da guitarra elétrica de Johnny Marr. Curiosamente, a ambiência acústica de "Beautiful Way" leva de volta a "Mutations", o trabalho anterior, e conta com a participação vocal de Beth Orton (Portishead) como segunda voz. Quem quiser continuar o disco por mais seis minutos aproximadamente tem ainda direito a um pequeno bónus.

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