
1 Radio Waves 4:58
2 Who Needs Information 5:55
3 Me or Him 5:23
4 The Powers That Be 4:36
5 Sunset Strip 4:45
6 Home 6:00
7 Four Minutes 4:00
8 The Tide Is Turning (After Live Aid) 5:43
Estamos na presença de um album conceptual como Roger Waters tão bem sabe fazer. Radio K.A.O.S conta, ao estilo de uma ópera/Rock, a história de Billy, um jovem de 23 anos com problemas mentais, que recebe ondas de radio sem necessitar de qualquer espécie de aparelho electrónico. Billy utiliza somente um telefone sem fios, roubado pelo irmão, para contactar com todo o Mundo à sua volta, nomeadamente com Jim, o locutor da Radio K.A.O.S. Billy acaba por adquirir poder de forma a manipular os maiores computadores do Mundo e inicia assim um divertimento, de gozo pessoal, em que simula virtualmente uma guerra Nuclear, a nível global, mas em que anula tambem a capacidade de resposta de todos os Países gerando o pânico e a impotência perante a ameaça que parecia tão real. Tudo acaba num imenso "blackout". Lindo.
Foi assim com este argumento que Roger Waters, em 1987, criou o segundo trabalho a solo. Num estilo um tanto diferente de "The Pros And Cons Of Hitch Hiking" Waters criou mais um excelente trabalho que se inicia com um tema que induz em erro, "Radio Waves" é um autêntico tema Pop que serviu de apresentação ao album como single. O restante trabalho é marca registada do antigo líder dos Pink Floyd, que neste mesmo ano regressavam sem a presença do seu carismático líder.
O album deve-se ouvir como um todo mas há momentos grandiosos como, "The Powers That Be", um muito poderoso tema Rock com Paul Carrack a cantar o refrão, ou o momento dramático, e muito intenso, de "Four Minutes". O album revela-se bastante cinematográfico e se estivermos a par da história, e munidos de auscultadores, nada nos escapa e as emoções afloram facilmente.
O album conclui com uma mensagem de esperança na forma do tema "The Tide Is Turning" (After Live Aid).
Acerca deste tema podem-se referir alguns pormenores interessantes, tais como:
-Roger Waters teria feito parte, inicialmente, da lista de músicos convidados a participar no Live Aid, acabando por ficar de fora. Waters acabou por seguir, em casa, o espectáculo e envolto pela emoção e pelo significado do momento em si, escreveu este tema sem qualquer album em mente.
-Aquando da conclusão deste trabalho a editora achou que ainda faltava mais qualquer coisa ao album, Waters acaba por incluir "The Tide Is Turning" e consegue assim um final de esperança para uma peça tão dramática.
-Para terminar, reza a lenda que o suposto código morse que se ouve no início e no fim do album esconde um verso que é o seguinte:
Now the past is over but you are not alone
Together will fight Sylvester Stallone
We will not be dragged down in his South China Sea
Of macho bullshit and mediocrity
Isto advém de no final do tema "The Tide Is Turning" Waters dizer "The tide is turning Sylvester". Sylvester será supostamente Sylvester Stallone.
Boa audição.
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