terça-feira, 9 de junho de 2009

The Blair Witch Project: Josh´s Blair Witch Mix


1 Gloomy Sunday - Lydia Lunch 3:22
2 The Order of Death - Public Image Limited 4:47
3 Draining Faces - Skinny Puppy 5:16
4 Kingdom's Coming - Bauhaus 2:25
5 Don't Go to Sleep Without Me - Creatures 2:34
6 God Is God - Laibach 3:41
7 Beware - Afghan Whigs 4:47
8 Laughing Pain - Front Line Assembly 5:43
9 Haunted - Type O Negative 10:07
10 She's Unreal - Meat Beat Manifesto 4:11
11 Movement of Fear - Tones On Tail 3:49
12 The Cellar - Antonio Cora 5:24

Eis a banda sonora de um filme que não tem banda sonora. Parece confuso? Não é.
Em 1993 dois jovens estudantes de cinema, Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, conheceram-se e juntos criaram o argumento para um falso documentário que foi alimentado por falsas notícias, espalhadas pela internet, acerca do misterioso desaparecimento de três jovens estudantes enquanto estes faziam um documentário acerca da lenda da bruxa de Blair, em Maryland. A ideia era tornar a lenda o mais real possível de forma a que o público entende-se que o documentário era mesmo real e que este era de facto a única testemunha da aventura insólita dos três jovens estudantes no bosque das Colinas Negras de Maryland.
O filme foi filmado com uma câmara de video pelos três protagonistas enquanto se embrenhavam no dito bosque e como tal tudo o que se ouve é passado no momento, tal como numa filmagem caseira. Não há aqui efeitos de sonoplastia ou qualquer banda sonora.
A banda sonora aparece de uma forma original, entre os pertences encontrados dos jovens desaparecidos constava uma cassete que se encontrava no carro de Joshua Leonard, que foi usado pelos três jovens para se deslocarem até à referida zona, e que supostamente teria sido gravada por Josh para esta viagem e tinha o título "Josh's Blair Witch Mix".
O Cd passa por ser uma colectânea de temas tão negros como o próprio filme, cuja temática é a morte e algum sobrenatural. A presença dos Bauhaus, Creatures, ou Type O'Negative, cria alguma aura mais gótica, assim como a presença de Skinny Puppy ou dos Front Line Assembly, dá um ambiente mais industrial e electrónico. Grandes presenças para os P.I.L. com "The Order Of Death", Laibach e "God Is God" e os Afghan Whigs com uma versão de "Beware" de Al Green.
Todos os temas constam de albuns originais das respectivas bandas, só o último tema do Cd, "The Cellar" de Antonio Cora, foi criado para a banda sonora do documentário. Este tema acaba por ser simplesmente uma espécie de efeito sonoro experimental criando a ambiência do filme.
Como curiosidade refira-se que o Cd tem como ano de edição 1999, o mesmo ano do filme, e para banda sonora de uma documentário, que se pretendia tão real, comete a gafe de conter temas de anos posteriores a 1994, ano em que supostamente teria acontecido o desaparecimento dos estudantes.

Sem comentários: