terça-feira, 30 de junho de 2009

Domino Theory - WEATHER REPORT


1 Can It Be Done (W.Tee) 3:59
2 Db Waltz (Zawinul) 11:09
3 The Peasant (Zawinul) 8:13
4 Predator (W.Shorter) 5:14
5 Blue Sound - Note 3 (Zawinul) 6:48
6 Swamp Cabbage (W.Shorter) 5:19
7 Domino Theory (Zawinul) 6:08

Domino Theory apresenta os Weather Report em grande forma, em 1984, e a servirem mais um bom trabalho impregnado do som que mais caracterizou a banda. A dupla fundadora, Joe Zawinul e Wayne Shorter, faz-se acompanhar da última secção rítmica que ajudou a fundir o som da banda, Omar Hakim, na Bateria, e Victor Bailey, no Baixo, são preponderantes e fundamentais num registo, mais uma vez, cheio de ritmo e em que a bateria em dois dos temas é trabalhada, pela primeira vez na história da banda, por caixa de ritmos. Joe Zawinul continua a ser quem contribui com mais composições, e, segundo palavras dele, três dos temas terão sido captados ao vivo. Na sequência da gravação desses três temas, não mencionados, apenas "Blue Sound-Note 3" se nota ser de facto ao vivo, a banda terá ido imediatamente para estúdio para aproveitar o balanço e gravar os restantes quatro temas que completam o album.
"Can It Be Done?" inicia o Cd em formato de canção, interpretada por Carl Anderson, numa composição totalmente executada por Zawinul com uma caixa de ritmos, e lança a questão acerca de ser ainda possível criar um som que nunca tivesse sido ouvido, ou escrever uma melodia que soe a algo totalmente novo. A questão da originalidade. "Db Waltz" é um longo e progressivo tema com muito balanço. "The Peasant" é mais calmo mas muito cativante e de seguida vem o ritmado "Predator". "Blue Sound - Note 3" soa misterioso e ponderado, é um dos temas ao vivo. "Swamp Cabbage" tem uma batida forte, repetitiva, muito marcante e "Domino Theory" encerra bem com a sua batida programada, em caixa de ritmos, a sobrepôr-se à marcação de Omar Hakim e com um Victor Bailey irrequieto no Baixo a debitar Groove.
No final temos tudo aquilo que os Weather Report sempre souberam dar, muito Groove, muitos cheiros, muitos sons, muita música.

Sem comentários: