domingo, 5 de julho de 2009

Tones for Joan's Bones - CHICK COREA


1 Litha 13:36
2 This Is New (Gershwin, Weill) 7:41
3 Tones for Joan's Bones 6:11
4 Straight up and Down 12:34

Eis o album de estreia de Chick Corea a solo, em 1966. Acompanhado por Woody Shaw, em Trompete, Joe Farrell, em Sax-Tenor, Steve Swallow, no Contrabaixo, e por Joe Chambers, na Bateria, Chick Corea apresenta uma sessão, com três peças originais mais uma versão, que resulta num trabalho seguro e bastante consistente dentro do estilo mais clássico do Jazz, ainda assim a banda mostra-se muito à vontade e expande-se regularmente em diversas vias intervindo de uma forma célere e concisa. A secção rítmica, Swallow/Chambers, mostra-se imparável e condutora de toda esta agitação. É um jovem Chick Corea que ataca o Piano sem temor e precorre três peças, de sua autoria, com destreza e confiança.
O arranque com "Litha" mostra logo que o ambiente geral é influenciado por uma enorme vontade de tocar. A banda ataca como uma unidade para um começo acelerado, quase irrespirável, em que depois os solos, primeiro de Farrell depois de Shaw, se mostram longos mas precisos. O tema de Kurt Weill é uma interpretação convicente, e "Tones for Joane's Bones" é uma peça um pouco mais calma, executada em trio por Corea/Swallow/Chambers, que acabou por receber o referido título depois de Corea concluir que o ambiente desta peça o recordava da sua esposa Joan. A terminar, com "Straight Up And Down", a banda despede-se, tal como se apresentou, numa faixa de execução rápida.
De referir que Chick Corea compõe primeiramente as suas peças, tendo simplesmente a música como objectivo, sem qualquer influência ambiental ou temática, e só depois procura associá-las com pessoas ou momentos e a partir daí atribui-lhes um título. Parafraseando Vladimir Nabokov, tal como vem nas notas do Cd, "Art is not "about" something but Is the thing Itself."
Para terminar há só que referir que este Cd pertence a uma edição comemorativa dos cinquenta anos da editora Atlantic, em 1998, em que foram reeditados cinquenta trabalhos, considerados grandes momentos na história de tão grande editora, preservando o som, a capa e as notas originais.

Sem comentários: